David Cordeiro da Silva – Agente de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum
A ‘Escola dos Afetos’ é uma iniciativa promovida pelo Centro MAGIS Anchietanum, focada em proporcionar o desenvolvimento integral das juventudes unindo a espiritualidade, o autoconhecimento e a formação humana. O objetivo da escola é criar um espaço que possibilite aos participantes explorarem suas emoções, desenvolver suas capacidades afetivas e aprimorar suas relações interpessoais. Dessa forma, a proposta da ‘Escola dos Afetos’ busca gerar uma transformação que não se limita ao aspecto intelectual, mas abrange também as dimensões emocionais e espirituais dos/as jovens, sempre visando a experiência interior que os aproxime de Deus e os ajude a viver de forma mais plena, isto é, a viver a consolação.
O princípio jesuíta “Ad Maiorem Dei Gloriam” (AMDG), que significa ‘Para a Maior Glória de Deus’, ilumina os aspectos da formação oferecida pela escola, pois ressalta a importância de buscar um sentido mais elevado em todas as ações, seja no âmbito coletivo ou pessoal. A proposta da escola é que cada jovem, ao cultivar o autoconhecimento e a harmonia interior, seja guiado pela busca do magis, em outras palavras, pelo desejo de fazer sempre mais e melhor, com mais amor e dedicação, para a honra e glória de Deus. Esse processo de discernimento também envolve a superação de momentos em que o jovem se sente afastado de Deus ou da missão.
Um dos principais recursos utilizados pela ‘Escola dos Afetos’ é o Eneagrama, uma ferramenta de autoconhecimento que identifica nove tipos de personalidade. O Eneagrama oferece uma compreensão profunda das motivações, medos e padrões de comportamento de cada um dos nove tipos de personalidade, permitindo aos indivíduos refletirem sobre seus comportamentos e emoções. A partir desse entendimento, os participantes podem trabalhar suas limitações, superar desafios e promover seu crescimento pessoal e espiritual. Ao integrar o Eneagrama com a prática do discernimento espiritual, a escola oferece as juventudes um caminho de amadurecimento emocional e espiritual e a uma vivência mais autêntica de sua fé e propósito.
Em síntese, a ‘Escola dos Afetos’, ‘Para a Maior Glória de Deus’, busca formar indivíduos mais conscientes de si mesmos e de seu ‘Projeto de vida’, orientados pelo amor, harmonia e respeito ao próximo. O uso do Eneagrama como ferramenta de autoconhecimento complementa essa jornada, ajudando os participantes a se tornarem pessoas mais integradas, capazes de transformar positivamente suas relações e o mundo ao seu redor.