Encontro reuniu cerca de 100 pessoas na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, promovendo unidade entre diferentes tradições cristãs
Guilherme Freitas via Centro MAGIS Anchietanum com informações de David Cordeiro
No último sábado (12), a Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, na região do centro de São Paulo (SP), realizou uma Vigília Ecumênica com a participação dos colaboradores do Centro MAGIS Anchietanum. O encontro marcou a abertura da Semana Santa e reuniu cerca de 100 pessoas, entre jovens, adultos, representantes da pastoral do Centro MAGIS Anchietaum e voluntários, que se uniram em oração, diálogo e espiritualidade.
Cristo luz do mundo
A celebração teve início às 18h30 com um Lucernário — um rito cristão antigo que marca a transição do dia para a noite com o acendimento de velas, simbolizando Cristo como luz do mundo. Com raízes nas primeiras comunidades cristãs, o Lucernário integra a tradição da oração vespertina (ou Vésperas), sendo uma forma de acolher espiritualmente a chegada da noite como tempo propício para a escuta e o recolhimento interior.
Oração Taizé
A vigília foi conduzida no estilo Taizé, forma de oração desenvolvida pela Comunidade Ecumênica de Taizé, na França, reconhecida pela simplicidade e profundidade de seus elementos: cânticos meditativos de repetição, momentos de silêncio e leitura bíblica. Essa combinação favorece um ambiente contemplativo, de abertura ao mistério e à presença de Deus.
A noite de oração foi acolhida pelo pároco local, Frei Carlos José Coltri, OFMCap (Frei Carlinhos), e organizada por uma equipe de 17 colaboradores voluntários e três representantes da pastoral do Anchietanum.
Preferência Apostólica Universal
Essa ação expressa o compromisso do Centro MAGIS Anchietanum com uma missão em saída, colaborando com outras comunidades e levando a espiritualidade inaciana para além de seus próprios muros. Tal iniciativa responde diretamente à Primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus: “Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento.”
Igreja em saída
Ao inserir-se em novos espaços e dialogar com diferentes expressões de fé, o Anchietanum fortalece sua atuação em rede e reafirma a centralidade do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo, de maneira sensível, encarnada e aberta ao ecumenismo.
“É sempre muito bom participar deste momento tão lindo e profundo de oração, principalmente agora, iniciando a Semana Santa. Fiquei muito feliz em poder partilhar esta alegria com a comunidade paroquial que faço parte, que respondeu ao convite e rezou em comunhão com todos”, partilhou a colaboradora voluntária do Anchietanum e paroquiana, Patrícia Mustafá Coppio.
A Vigília Ecumênica reforça o valor da oração como ponte entre diferentes tradições cristãs, e como fonte de unidade para a vivência da fé no tempo litúrgico mais central da caminhada cristã: a Páscoa do Senhor.