Centro MAGIS Anchietanum promove primeira etapa do curso com 35 participantes em busca de crescimento pessoal e comunitário
Pedro Marim via Centro MAGIS Anchietanum
No sábado, 3 de maio de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, deu início à primeira etapa do Curso de Eneagrama, reunindo 35 pessoas entre jovens, adultos, colaboradores e voluntários do próprio centro, além de participantes vindos de outras localidades. A formação, que aconteceu das 8h às 18h, é ministrada pelos membros do Núcleo de Aprofundamento Cristão do Eneagrama (ENACE), Pe. Daniel Aparecido de Campos, SCJ, e Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, SCJ.
O curso tem como objetivo proporcionar o autoconhecimento por meio de três etapas formativas, promovendo também o amadurecimento espiritual e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Na primeira etapa, com duração de 10 horas, os participantes foram introduzidos à história e estrutura do Eneagrama e iniciaram o processo de identificação dos próprios Tipos (matrizes de personalidade), reconhecendo traços e dinâmicas pessoais.
“O curso de Eneagrama, para mim, está sendo muito importante, pois como estou me formando em Psicologia, será uma ferramenta a mais no manejo com os pacientes. No campo da espiritualidade, pude refletir o cuidado que Deus tem por todos nós: nos criou únicos e especiais em nossa essência”, partilha Said Volfa Filho, participante da formação.
Já para Marli Aparecida de Almeida Ramires, de 54 anos, a experiência foi transformadora: “Descobrir meu número me ajudou a entender melhor meus sentimentos e a me aceitar sem julgamentos. Além disso, comecei a compreender e respeitar melhor as pessoas ao meu redor.”
O curso continuará com mais dois encontros, já agendados para os dias 8 de junho e 5 de julho. Ao final do percurso, os participantes receberão certificado emitido pela Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).
A atividade integra o conjunto de iniciativas do Centro MAGIS Anchietanum voltadas à formação integral de jovens e adultos, com atenção ao desenvolvimento espiritual, emocional e comunitário.