Formação une colaboradores em missão de escuta e cuidado com jovens

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Centro MAGIS Anchietanum realiza encontro para fortalecer a missão de acompanhamento espiritual por meio da escuta, da oração e da formação continuada

Guilherme Freitas via Anchietanum
com informações de David Cordeiro

No último sábado, 24 de maio de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu o primeiro encontro do Programa de Formação Permanente de Acompanhamento, reunindo 20 colaboradores voluntários. A iniciativa busca integrar e capacitar pessoas comprometidas com a missão de acompanhar jovens a partir da espiritualidade inaciana, respondendo às diretrizes do Plano Apostólico 2024–2027 da instituição.

A atividade foi pensada como resposta concreta ao objetivo de “promover a integração e a formação do corpo apostólico”, valorizando o protagonismo de leigas, leigos e religiosos que atuam diretamente na frente Juventude e Vocações.

O dia começou com um café fraterno e oração conduzida pela colaboradora voluntária do Anchietanum, Néia Aparecida Antônio. Em seguida, a gerente do Centro, Alessandra Custódio, e o colaborador voluntário, Leonardo Silva, apresentaram a proposta do programa de formação. O momento contou com partilhas em grupo e plenária.

No período da tarde, Leonardo Silva, juntamente com o coordenador de pastoral, David Cordeiro, explicaram o modelo de acompanhamento nas etapas dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). O atual Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil e Diretor da Rede Servir, padre Laercio Lima, SJ, trouxe uma reflexão sobre o “inspirar-se na própria vocação para acompanhar outras vocações”. O encontro terminou com oração pessoal orientada pelo colaborador voluntário, Dicler Cardoso, e o envio realizado por Alessandra.

Para a colaboradora voluntária Sara Ferreira, a formação foi um tempo de escuta dos apelos do tempo presente: “É o encontro de dois apelos: o primeiro é o apelo dos tempos, de que hoje e sempre os acompanhantes vinculados à Casa estejam aptos a exercer esse apostolado, e que foi sabiamente percebido e ouvido pela equipe do Anchietanum. O segundo é o apelo pessoal de estar nessa comunidade que se forma de homens e mulheres que querem amar e servir os jovens pelo modo inaciano.”

O programa de formação terá continuidade, promovendo o amadurecimento espiritual e pastoral daqueles e daquelas que se colocam a serviço da juventude, ajudando-os a serem, com os jovens, construtores de um futuro de esperança.

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes