Formação sobre Exercícios Espirituais reúne colaboradores 

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Colaboradores em formação sobre Exercícios Espirituais no Centro MAGIS Anchietanum

Colaboradores do Anchietanum aprofundam vivência inaciana em novo encontro formativo 

Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim

No último sábado, 12 de julho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu o II Encontro de formação permanente aos acompanhadores espirituais de jovens. A atividade teve como foco os Exercícios Espirituais e reuniu 15 colaboradores voluntários que atuam no acompanhamento das juventudes nas iniciativas promovidas pelo Ancheitanum. 

Formação fortalece atuação de colaboradores no acompanhamento espiritual 

Com o tema “Inácio e os Exercícios Espirituais”, a formação abordou a origem e a vivência dessa prática essencial da espiritualidade inaciana. O encontro buscou aprofundar o sentido da missão e fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a proposta inaciana de acompanhamento juvenil. 

A formação ocorreu na sede do Anchietanum, em São Paulo, das 8h às 16h30, e integra a proposta contínua de capacitação do centro, em sintonia com os valores do MAGIS Brasil. 

Oração, formação e partilha 

A programação iniciou com uma oração comunitária na capela do Centro. Em seguida, o professor Eleildo Alves conduziu a formação principal, oferecendo uma introdução sobre a vida de Santo Inácio de Loyola e a estrutura dos Exercícios Espirituais. Após a explanação, os colaboradores participaram de momentos práticos de acompanhamento e partilhas em grupos, fazendo a exercício entre si de acompanharem e serem acompanhados, provocando-os a vivência de poder partilhar, mas também de fazer silêncio para escutar aquilo que o outro fala. 

O encerramento do encontro também foi marcado por uma oração, retomando o clima espiritual que norteou toda a jornada formativa. 

Participantes em um banco interno, conversando durante momento de acompanhamento espiritual no II Encontro de formação sobre Exercícios Espirituais no Centro MAGIS Anchietanum.

Formação contínua como caminho de missão 

Esse foi o segundo encontro de formação permanente promovido pelo Centro em 2025. A iniciativa visa fortalecer a preparação dos colaboradores para a missão com os jovens, alinhada aos valores e práticas da espiritualidade inaciana. 

Promover uma formação sólida aos acompanhantes espirituais é parte essencial do compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil com o cuidado, o discernimento e o protagonismo juvenil. O investimento em formação permanente reforça a dimensão do cuidado com quem cuida, aspecto indispensável à missão de evangelizar com os jovens. 

Jovem em recolhimento espiritual com livro aberto ao lado, durante momento de oração pessoal na formação sobre Exercícios Espirituais no Anchietanum.

Veja também 

Curso de ENEAGRAMA

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e de construção de relações. É composto por nove pontos que representam nove tipos de personalidades. Além da identificação com um tipo as pessoas são estimuladas a perceber como suas relações pessoais são construídas. Esta ferramenta proporciona uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e comunitário, pois ajuda […]

PARTILHAS QUARESMAIS ONLINE 2026

Datas das Partilhas: 10 e 24 de fevereiro 03, 10, 17 e 24 e 31 de março 07 de abril Inscrições até 09/02 ao 12h  Faltam Dias para começar! As Partilhas Quaresmais online são um encontro para as juventudes que desejam adentrar no tempo litúrgico da Quaresma! Para que cada um de nós possa viver […]

Tarde de Espiritualidade de Fevereiro

Iluminados pela frase de Leão XIV, o Centro MAGIS Anchietanun realiza a abertura de seu ano pastoral e a primeira Tarde de Espiritualidade do ano. Somos convidados a iniciar este caminho deixando-nos conduzir por uma paz que desarma, reconcilia e transforma. À luz da Palavra, queremos rejeitar as lógicas de violência e guerra, abraçando uma […]

Partilhas do Advento e Natal fortalecem a esperança 

Encontros online reuniram jovens e adultos de diversas partes do Brasil para aprofundar a vivência espiritual do Advento e do Natal, à luz do Jubileu da Esperança