Colaboradores do Anchietanum aprofundam vivência inaciana em novo encontro formativo
Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim
No último sábado, 12 de julho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu o II Encontro de formação permanente aos acompanhadores espirituais de jovens. A atividade teve como foco os Exercícios Espirituais e reuniu 15 colaboradores voluntários que atuam no acompanhamento das juventudes nas iniciativas promovidas pelo Ancheitanum.
Formação fortalece atuação de colaboradores no acompanhamento espiritual
Com o tema “Inácio e os Exercícios Espirituais”, a formação abordou a origem e a vivência dessa prática essencial da espiritualidade inaciana. O encontro buscou aprofundar o sentido da missão e fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a proposta inaciana de acompanhamento juvenil.
A formação ocorreu na sede do Anchietanum, em São Paulo, das 8h às 16h30, e integra a proposta contínua de capacitação do centro, em sintonia com os valores do MAGIS Brasil.
Oração, formação e partilha
A programação iniciou com uma oração comunitária na capela do Centro. Em seguida, o professor Eleildo Alves conduziu a formação principal, oferecendo uma introdução sobre a vida de Santo Inácio de Loyola e a estrutura dos Exercícios Espirituais. Após a explanação, os colaboradores participaram de momentos práticos de acompanhamento e partilhas em grupos, fazendo a exercício entre si de acompanharem e serem acompanhados, provocando-os a vivência de poder partilhar, mas também de fazer silêncio para escutar aquilo que o outro fala.
O encerramento do encontro também foi marcado por uma oração, retomando o clima espiritual que norteou toda a jornada formativa.

Formação contínua como caminho de missão
Esse foi o segundo encontro de formação permanente promovido pelo Centro em 2025. A iniciativa visa fortalecer a preparação dos colaboradores para a missão com os jovens, alinhada aos valores e práticas da espiritualidade inaciana.
Promover uma formação sólida aos acompanhantes espirituais é parte essencial do compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil com o cuidado, o discernimento e o protagonismo juvenil. O investimento em formação permanente reforça a dimensão do cuidado com quem cuida, aspecto indispensável à missão de evangelizar com os jovens.


