Centro MAGIS Anchietanum promoveu manhã de diálogo e partilha sobre caminhos formativos para agentes de pastoral em colégios católicos
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim
No último sábado, 27 de setembro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum recebeu educadores e pastoralistas para o Encontro de preparação para formação de agentes de pastoral. O evento, realizado em São Paulo, reuniu lideranças da Arquidiocese e profissionais da educação em um espaço de diálogo e partilha.

Construindo caminhos de formação
A iniciativa nasceu da necessidade apresentada pela professora de Ensino Religioso e Projeto de Vida, Izabel Cristina Porto dos Santos, que encontrou ressonância no 4º objetivo do Plano Apostólico (2024-2027) do Centro MAGIS Anchietanum: atuar em processos formativos de jovens e educadores em âmbito eclesial e social, de forma integral e contínua.
Além disso, o encontro possibilitou conhecer melhor o trabalho da representante da Pastoral do Vicariato para Educação e Universidade da Arquidiocese de São Paulo, Adriana Barbosa Guimarães, que tem promovido a reaproximação entre colégios católicos e agentes de pastoral.
Partilhas e impressões
Durante o período manhã, os participantes refletiram sobre os desafios e oportunidades de fortalecer a pastoral nos ambientes escolares.
Adriana destacou a importância de uma pastoral viva no cotidiano educacional:
“A pastoral é o espírito que deve animar e integrar a vida de um colégio confessional. Como Igreja sinodal, é importante construir com nossos diversos dons e experiências os espaços e ações para acolher e crescer juntos.”
Izabel também ressaltou a esperança despertada pelo encontro:
“Estar presente nessa primeira reunião acrescentou minhas esperanças. Foi importante mostrar a realidade de tantos jovens que querem estar engajados, mas muitas vezes não encontram incentivo. Perceber a preocupação de todos me fez acreditar que é possível construir pontes para que os colégios e pastoralistas se sintam unidos em prol do Amor Maior.”
Conexão com a missão MAGIS
O encontro reforça a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil de formar jovens e educadores em processos integrais, conectando fé, cultura e compromisso social. Dessa forma, o Anchietanum reafirma sua vocação como espaço de escuta, formação e articulação, alinhado às Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus
Veja também