Comunidade celebra frutos do ano pastoral no Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Missa, Pastoril de Natal e confraternização marcaram o encerramento do ano pastoral em São Paulo

Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim

O Centro MAGIS Anchietanum encerrou o ano pastoral Anchietanum no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), com uma celebração marcada pela espiritualidade, gratidão e convivência comunitária. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que participaram das atividades ao longo de 2025. A iniciativa teve como objetivo render graças pelo caminho percorrido e pelos frutos colhidos durante o ano.

A celebração aconteceu no próprio Centro MAGIS, das 18h às 22h, reunindo jovens, colaboradores, voluntários, pastorais e movimentos parceiros. Dessa forma, o espaço se consolidou mais uma vez como lugar de acolhida, formação e vivência da fé para diferentes gerações.

MISSA MARCA O INÍCIO DA CELEBRAÇÃO

O momento central da noite foi a missa presidida pelo Pe. Edson Tomé, SJ, Diretor do Centro MAGIS Anchietanum. A celebração eucarística expressou um clima de consolação e gratidão pelas atividades, parcerias e encontros realizados ao longo do ano pastoral Anchietanum.

Além disso, a presença de diferentes grupos que caminharam com o Centro durante o ano reforçou o sentido comunitário da celebração. A diversidade de idades e trajetórias refletiu a riqueza da missão desenvolvida no território.

PASTORIL DE NATAL REFORÇA ESPIRITUALIDADE POPULAR

Após a missa, os participantes acompanharam o tradicional Pastoril de Natal, conduzido pela Companhia Pastoril da Nete, sob coordenação de Nete e Eurivaldo Ferreira. A apresentação trouxe elementos da cultura popular e ajudou a aprofundar o sentido do Advento e da espera pelo nascimento de Jesus.

Por isso, o Pastoril se tornou um momento simbólico da noite, conectando fé, cultura e espiritualidade de forma simples e acessível a todos.

CONFRATERNIZAÇÃO FORTALECE VÍNCULOS COMUNITÁRIOS

A noite foi encerrada com uma confraternização marcada pela partilha de alimentos e pela convivência fraterna. Esse momento final fortaleceu os laços comunitários e celebrou a vida, reafirmando o compromisso coletivo com a missão do Centro.

Assim, o encerramento do ano pastoral Anchietanum expressou não apenas um fechamento de ciclo, mas também a renovação da esperança para o próximo ano.

EM SINTONIA COM A MISSÃO DA REDE MAGIS

A celebração de conclusão do ano pastoral no Centro MAGIS Anchietanum está em sintonia com a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, que busca acompanhar jovens em seus processos de fé, discernimento e compromisso com a transformação da realidade. A vivência comunitária, a espiritualidade inaciana e o cuidado com as relações seguem como pilares da ação pastoral em rede.

Veja também

GAVI São Paulo convida jovens e jovens adultos a revisitar a própria história de fé

Nos dias 20 e 21 de junho, o Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) de São Paulo reuniu jovens e jovens adultos no Centro MAGIS Anchietanum para mais um encontro do itinerário de discernimento vocacional promovido pelos Jesuítas do Brasil Douglas Alexander Turri Toledo via Centro MAGIS Anchietanum A fé também tem uma história Nesta […]

Missa em Honra a Santo Inácio

A celebração da memória de Santo Inácio de Loyola é uma oportunidade para agradecer a caminhada realizada, renovar nossa disponibilidade para a missão e fortalecer os laços que nos unem como um só corpo apostólico. Agradecemos sua inscrição e esperamos você para este momento de fé, comunhão e fraternidade. “Tomai, Senhor, e recebei toda a […]

Exercícios Espirituais de 8 dias

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são um caminho de oração que ajuda a criar proximidade e intimidade com Deus, a partir da oração e do silêncio, no contato com as escrituras, consigo mesmo, com os outros e com a realidade que nos cerca, considerando a pessoa em sua totalidade.  NÃO FIQUE DE […]

Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural 2026

A Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural é uma proposta formativa que convida jovens a viverem uma semana de convivência, espiritualidade, serviço e aproximação com diferentes realidades sociais presentes na cidade de São Paulo em parceria com o SEFRAS. Inspirada na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e na tradição educativa da Companhia de Jesus, a […]