Anchietanum recebe visita de representantes do MAGIS México 

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Jesuítas do M+ México em visita ao Centro MAGIS Anchietanum para conhecer o trabalho com juventudes e vocações.

Jesuítas do México visitaram o Anchietanum em São Paulo para conhecer o trabalho dos jesuítas com juventudes e vocações no Brasil 

Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de David Cordeiro 

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum recebeu a visita do atual Diretor para Vocações, Pe. José Antonio Lama, SJ e do Promotor Vocacional, Pe. Rodrigo García Farías, SJ, ambos da Província dos Jesuítas do México. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho do MAGIS Brasil com juventudes e vocações e fortalecer o intercâmbio entre centros da Companhia de Jesus. 

Apresentações e partilhas 

No primeiro dia (16), a equipe do Anchietanum composta pela Gerente do Centro, Alessandra Custódio, pelo Coordenador de Pastoral, David Cordeiro e pelo Pastoralista, Pedro Marim que apresentaram a história, o plano apostólico 2024-2027, as atividades e a estrutura organizacional do Centro. 

Já no segundo dia (17), foi a vez de representantes da equipe nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil apresentarem seus processos e áreas de atuação. Os coordenadores da comunicação, Guilherme Freitas, dos eixos pedagogia da formação e voluntariado e inserção sociocultural, Giovani do Carmo, e do eixo vocações, Ir. Douglas Turri, SJ, compartilharam com os visitantes como a Rede tem construído os seus processos vinculados as áreas em que cada um é responsável. 

Vozes dos visitantes 

A visita foi marcada pela troca de experiências. Para o jesuíta José Antonio, SJ, a experiência foi enriquecedora por poder conhecer mais a realidade brasileira: “Foi uma honra conhecer o Centro MAGIS Anchietanum, principalmente por dois motivos. O primeiro é que me ajudou a entender a realidade juvenil vivida no Brasil e como ela é abordada a partir da espiritualidade inaciana. O segundo foi a oportunidade de colaborar e aprender com diferentes centros ao redor do mundo, articulando experiências com jovens que os ajudem a discernir sua vocação.” 

Já o Pe. Rodrigo, SJ, destacou a integração que existe no Brasil entre leigos e jesuítas: “Fiquei muito satisfeito ao ver o trabalho realizado em conjunto, dentro da própria província, para buscar formas de ajudar as pessoas que vivem no Brasil a encontrar sua vocação. Isso acontece por meio da construção de um projeto de vida, o que contribui para que descubram sua vocação, melhorem o nosso planeta e amem a Deus acima de todas as coisas.” 

Conexão com a missão 

A visita dos jesuítas que trabalham com juventudes e vocações no México ao Anchietanum fortalece o diálogo internacional e reafirma o compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil em construir espaços de formação, discernimento e protagonismo juvenil de maneira sinodal. A experiência reflete a missão da Companhia de Jesus de acompanhar os jovens em seus projetos de vida, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais e com o programa MAGIS Brasil. 

Veja também: 

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais