Jesuítas do México visitaram o Anchietanum em São Paulo para conhecer o trabalho dos jesuítas com juventudes e vocações no Brasil
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de David Cordeiro
Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum recebeu a visita do atual Diretor para Vocações, Pe. José Antonio Lama, SJ e do Promotor Vocacional, Pe. Rodrigo García Farías, SJ, ambos da Província dos Jesuítas do México. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho do MAGIS Brasil com juventudes e vocações e fortalecer o intercâmbio entre centros da Companhia de Jesus.
Apresentações e partilhas
No primeiro dia (16), a equipe do Anchietanum composta pela Gerente do Centro, Alessandra Custódio, pelo Coordenador de Pastoral, David Cordeiro e pelo Pastoralista, Pedro Marim que apresentaram a história, o plano apostólico 2024-2027, as atividades e a estrutura organizacional do Centro.
Já no segundo dia (17), foi a vez de representantes da equipe nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil apresentarem seus processos e áreas de atuação. Os coordenadores da comunicação, Guilherme Freitas, dos eixos pedagogia da formação e voluntariado e inserção sociocultural, Giovani do Carmo, e do eixo vocações, Ir. Douglas Turri, SJ, compartilharam com os visitantes como a Rede tem construído os seus processos vinculados as áreas em que cada um é responsável.
Vozes dos visitantes
A visita foi marcada pela troca de experiências. Para o jesuíta José Antonio, SJ, a experiência foi enriquecedora por poder conhecer mais a realidade brasileira: “Foi uma honra conhecer o Centro MAGIS Anchietanum, principalmente por dois motivos. O primeiro é que me ajudou a entender a realidade juvenil vivida no Brasil e como ela é abordada a partir da espiritualidade inaciana. O segundo foi a oportunidade de colaborar e aprender com diferentes centros ao redor do mundo, articulando experiências com jovens que os ajudem a discernir sua vocação.”
Já o Pe. Rodrigo, SJ, destacou a integração que existe no Brasil entre leigos e jesuítas: “Fiquei muito satisfeito ao ver o trabalho realizado em conjunto, dentro da própria província, para buscar formas de ajudar as pessoas que vivem no Brasil a encontrar sua vocação. Isso acontece por meio da construção de um projeto de vida, o que contribui para que descubram sua vocação, melhorem o nosso planeta e amem a Deus acima de todas as coisas.”
Conexão com a missão
A visita dos jesuítas que trabalham com juventudes e vocações no México ao Anchietanum fortalece o diálogo internacional e reafirma o compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil em construir espaços de formação, discernimento e protagonismo juvenil de maneira sinodal. A experiência reflete a missão da Companhia de Jesus de acompanhar os jovens em seus projetos de vida, em sintonia com as Preferências Apostólicas Universais e com o programa MAGIS Brasil.