Comunidade celebra frutos do ano pastoral no Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Missa, Pastoril de Natal e confraternização marcaram o encerramento do ano pastoral em São Paulo

Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim

O Centro MAGIS Anchietanum encerrou o ano pastoral Anchietanum no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), com uma celebração marcada pela espiritualidade, gratidão e convivência comunitária. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que participaram das atividades ao longo de 2025. A iniciativa teve como objetivo render graças pelo caminho percorrido e pelos frutos colhidos durante o ano.

A celebração aconteceu no próprio Centro MAGIS, das 18h às 22h, reunindo jovens, colaboradores, voluntários, pastorais e movimentos parceiros. Dessa forma, o espaço se consolidou mais uma vez como lugar de acolhida, formação e vivência da fé para diferentes gerações.

MISSA MARCA O INÍCIO DA CELEBRAÇÃO

O momento central da noite foi a missa presidida pelo Pe. Edson Tomé, SJ, Diretor do Centro MAGIS Anchietanum. A celebração eucarística expressou um clima de consolação e gratidão pelas atividades, parcerias e encontros realizados ao longo do ano pastoral Anchietanum.

Além disso, a presença de diferentes grupos que caminharam com o Centro durante o ano reforçou o sentido comunitário da celebração. A diversidade de idades e trajetórias refletiu a riqueza da missão desenvolvida no território.

PASTORIL DE NATAL REFORÇA ESPIRITUALIDADE POPULAR

Após a missa, os participantes acompanharam o tradicional Pastoril de Natal, conduzido pela Companhia Pastoril da Nete, sob coordenação de Nete e Eurivaldo Ferreira. A apresentação trouxe elementos da cultura popular e ajudou a aprofundar o sentido do Advento e da espera pelo nascimento de Jesus.

Por isso, o Pastoril se tornou um momento simbólico da noite, conectando fé, cultura e espiritualidade de forma simples e acessível a todos.

CONFRATERNIZAÇÃO FORTALECE VÍNCULOS COMUNITÁRIOS

A noite foi encerrada com uma confraternização marcada pela partilha de alimentos e pela convivência fraterna. Esse momento final fortaleceu os laços comunitários e celebrou a vida, reafirmando o compromisso coletivo com a missão do Centro.

Assim, o encerramento do ano pastoral Anchietanum expressou não apenas um fechamento de ciclo, mas também a renovação da esperança para o próximo ano.

EM SINTONIA COM A MISSÃO DA REDE MAGIS

A celebração de conclusão do ano pastoral no Centro MAGIS Anchietanum está em sintonia com a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, que busca acompanhar jovens em seus processos de fé, discernimento e compromisso com a transformação da realidade. A vivência comunitária, a espiritualidade inaciana e o cuidado com as relações seguem como pilares da ação pastoral em rede.

Veja também

Anchietanum lança o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral de diálogo, convivência e expressão artística

Projeto pastoral propõe um espaço de escuta, convivência e expressão artística para jovens, integrando diálogo, espiritualidade e construção de vínculos humanos Vinícius Alencar via Centro MAGIS Anchietanum O Anchietanum inicia em junho o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral voltado às juventudes. A proposta nasce do desejo de criar um lugar permanente de encontro, acompanhamento e […]

Arraiá Anchietanum

12/06 18h às 22h Centro MAGIS Anchietanum (Rua Apinajés, 2033 – Sumarézinho) R$ 20 com Kit São João Pagamento no pix: 3354437000144 Já fez sua inscrição cumpade? Vem com a gente que aqui a festança é garantida! Arraiá Anchietanum Δ Termo de Consentimento Dados Pessoais Participação no Anchietanum Uso de Imagem Outras informações TERMO DE […]

Maria e as juventudes: quando o projeto de vida nasce de um “sim”

Kennedy Amorim de Souza O mês de maio, tradicionalmente dedicado a Maria, convida-nos a olhar para a Mãe de Jesus não apenas como figura de devoção, ternura e proteção, mas como uma mulher que viveu profundamente a experiência de discernir, escolher e assumir um projeto de vida. Em Maria, as juventudes encontram mais do que […]

1ª Etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens acontece no Centro MAGIS Anchietanum

Experiência reuniu jovens para dias de silêncio, oração e discernimento, inspirados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio Por Kennedy Amorim via Centro MAGIS Anchietanum Entre os dias 15 e 17 de maio, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, promoveu a 1ª Etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens. Pela primeira vez, a experiência voltada à […]