Centro MAGIS Anchietanum sedia 17º Encontro Latino-Americano de Pastoral Juvenil

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O encontro contou com a participação de mais de 15 centros e Institutos, entre eles, o Centro MAGIS Burnier, também da Rede Inaciana de Juventude

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

O Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, sediou, de 6 a 12 de outubro de 2024, o 17º Encontro Latino-Americano de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil. A programação contou com a participação de mais de 15 centros e institutos, incluindo o Centro MAGIS Burnier, parte da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL. O evento, que reuniu representantes de países como Brasil, Argentina, Paraguai, Honduras, República Dominicana e Estados Unidos, teve como foco o fortalecimento da rede latino-americana de pastoral juvenil e o compartilhamento de experiências e desafios no trabalho com jovens.

Celebrações e espiritualidade

O encontro teve início com uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Edison de Lima, SJ, superior do núcleo Apostólico São Paulo, e foi concluído com a liturgia em honra à Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo padre Edson Tomé Pacheco, SJ, diretor do Centro MAGIS Anchietanum. Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar o oitavo dia da Novena em honra à Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional em Aparecida, um dos momentos mais emocionantes do evento.

Conferências e reflexões

Os primeiros dias do encontro foram marcados por conferências com especialistas como o Prof. Dr. Victor Nedel, a Prof. Dra. Martha Gutierrez e prof. Dra. Vanessa Correia. O presidente do Cebitepal Celam, padre Fábio Antunes, e a irmã Maristela Ganassini, FSJ, Assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil, também ministraram palestras. Os temas abordados incluíram realidade das juventudes latino-americanas, juventudes brasileiras, desemprego juvenil, espiritualidade e projeto de vida, redes sociais, identidade da Rede e a cultura do cuidado.

Escuta das juventudes e protagonismo digital

Na sexta-feira (11), o foco foi a escuta dos jovens. Wanessa Freire, Secretária da Pastoral da Juventude Nacional, Felipe Teixeira de Indaiatuba/SP e Ronnaldh Oliveira, coordenador nacional de comunicação do MAGIS BRASIL e missionário digital da CNBB, compartilharam suas perspectivas sobre os anseios e desafios das juventudes. Ronnaldh enfatizou o papel da missão digital, destacando o magistério do Papa Francisco sobre o uso da tecnologia para a evangelização.

Cultura do cuidado e proteção de vulneráveis

A questão da proteção de menores e vulneráveis foi um dos destaques do encontro, com a participação de Rachel Barreto, do IPJ Paraguai, que enfatizou a importância da implementação de protocolos de proteção em todos os centros e institutos, seguindo a diretriz do Papa Francisco de “tolerância zero” para casos de abusos na Igreja.

Novos rumos para a Rede Inaciana de Juventude

O encontro também foi marcado pela eleição de novos membros para o conselho da Rede Latino-Americana de Pastoral Juvenil, com o Centro MAGIS Burnier integrando oficialmente a rede. A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL foi eleita para a cadeira de comunicação até 2026, reforçando seu papel ativo no fortalecimento da evangelização juvenil no continente.

Veja mais algumas fotos do encontro:

Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil

Por uma geração de jovens líderes sem ressentimento

Dimas Oliveira, SJ Nos últimos anos, verificou-se uma onda de agressões verbais, acusações e discursos de ódio que inundou as redes sociais digitais, por conta de discussões ideológicas que tinham como pautas as questões políticas, econômicas, socioambientais etc. Pessoas de diversos estratos sociais apresentaram tais comportamentos, contudo a atuação de algumas lideranças juvenis chamou a […]

Afeto e discernimento marcam etapa formativa em SP 

Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior 

Arraiá do Anchietanum celebra cultura e fé em São Paulo 

O Arraiá do Anchietanum 2025 reuniu 71 pessoas em São Paulo para celebrar a cultura popular e a devoção junina com sustentabilidade e espiritualidade

Jovens da ETE FMC vivenciam módulo do Projeto de Vida 

Atividade com representantes de turma abordou o tema “Contemplar a realidade em que vivo” e integra parceria entre MAGIS Brasil e Rede Jesuíta