Escola dos Afetos integra fé e identidade a partir da espiritualidade inaciana

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Primeiro módulo reuniu jovens em São Paulo para vivência formativa que une o Eneagrama aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio

Por Guilherme Freitas via Centro MAGIS Anchietanum com informações de David Cordeiro

Nos dias 17 e 18 de maio, o Centro MAGIS Anchietanum realizou o primeiro módulo da Escola dos Afetos: Espiritualidade Inaciana e Eneagrama. A atividade reuniu 25 pessoas — entre elas, 17 jovens participantes — e contou com o apoio de colaboradores voluntários, da equipe de pastoral do Centro e do jesuíta Irmão Douglas Turri, SJ.

A proposta integra quatro módulos formativos voltados à juventude que busca amadurecimento interior e maior integração entre espiritualidade e personalidade. A iniciativa alia os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola com a metodologia do Eneagrama, criando um itinerário de autoconhecimento que parte da experiência pessoal para a relação com Deus e com o outro.

Lendo a própria história

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento que descreve nove tipos de personalidade e seus respectivos centros de inteligência: instintivo, emocional e mental. Mais do que rotular, o instrumento convida à descoberta das motivações profundas que regem comportamentos e relações.

Na Escola dos Afetos, essa ferramenta é usada como ponto de partida para uma leitura espiritual e afetiva da própria história. Em diálogo com os princípios da espiritualidade inaciana, o Eneagrama favorece a escuta interior, a acolhida das fragilidades e a descoberta de caminhos de liberdade interior.

Integração entre fé, afeto e identidade

Durante o primeiro módulo, os participantes foram introduzidos ao histórico e à lógica do Eneagrama por meio de dinâmicas, partilhas e momentos de oração. O cuidado com o ambiente e os detalhes da experiência reforçaram a proposta de acolhimento integral. A vivência foi marcada por escuta, sensibilidade e abertura à ação de Deus no caminho do autoconhecimento.

Oração e contato com Deus

Jessica Lima da Silva, 32 anos, de São Paulo, partilhou: “Foi muito interessante me colocar, com tudo o que sou, diante de Deus. Rezar minha personalidade, meu tipo no eneagrama… isso me trouxe muitas reflexões que com certeza serão rezadas no próximo módulo.”

Já o jovem Luiz Gustavo dos Santos Rosa, 23 anos, do Rio de Janeiro, também relatou sua experiência: “Esse módulo tocou meu coração ao me ver totalmente despido junto com o Senhor. Senti o contato desse Deus que ama, que me chama a me conhecer sem culpa e com liberdade.”

Juventudes em busca de sentido

A Escola dos Afetos surge como resposta concreta à sede de sentido das juventudes em uma sociedade marcada por excesso de estímulos e carência de interioridade. A experiência promove um espaço de reconexão consigo e com Deus, a partir de uma espiritualidade que respeita a singularidade de cada um.

Os próximos módulos seguirão aprofundando dimensões espirituais, psíquicas e relacionais, sempre à luz do carisma inaciano e da proposta de uma fé que escuta, integra e transforma.

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes