Escola dos Afetos integra fé e identidade a partir da espiritualidade inaciana

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Primeiro módulo reuniu jovens em São Paulo para vivência formativa que une o Eneagrama aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio

Por Guilherme Freitas via Centro MAGIS Anchietanum com informações de David Cordeiro

Nos dias 17 e 18 de maio, o Centro MAGIS Anchietanum realizou o primeiro módulo da Escola dos Afetos: Espiritualidade Inaciana e Eneagrama. A atividade reuniu 25 pessoas — entre elas, 17 jovens participantes — e contou com o apoio de colaboradores voluntários, da equipe de pastoral do Centro e do jesuíta Irmão Douglas Turri, SJ.

A proposta integra quatro módulos formativos voltados à juventude que busca amadurecimento interior e maior integração entre espiritualidade e personalidade. A iniciativa alia os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola com a metodologia do Eneagrama, criando um itinerário de autoconhecimento que parte da experiência pessoal para a relação com Deus e com o outro.

Lendo a própria história

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento que descreve nove tipos de personalidade e seus respectivos centros de inteligência: instintivo, emocional e mental. Mais do que rotular, o instrumento convida à descoberta das motivações profundas que regem comportamentos e relações.

Na Escola dos Afetos, essa ferramenta é usada como ponto de partida para uma leitura espiritual e afetiva da própria história. Em diálogo com os princípios da espiritualidade inaciana, o Eneagrama favorece a escuta interior, a acolhida das fragilidades e a descoberta de caminhos de liberdade interior.

Integração entre fé, afeto e identidade

Durante o primeiro módulo, os participantes foram introduzidos ao histórico e à lógica do Eneagrama por meio de dinâmicas, partilhas e momentos de oração. O cuidado com o ambiente e os detalhes da experiência reforçaram a proposta de acolhimento integral. A vivência foi marcada por escuta, sensibilidade e abertura à ação de Deus no caminho do autoconhecimento.

Oração e contato com Deus

Jessica Lima da Silva, 32 anos, de São Paulo, partilhou: “Foi muito interessante me colocar, com tudo o que sou, diante de Deus. Rezar minha personalidade, meu tipo no eneagrama… isso me trouxe muitas reflexões que com certeza serão rezadas no próximo módulo.”

Já o jovem Luiz Gustavo dos Santos Rosa, 23 anos, do Rio de Janeiro, também relatou sua experiência: “Esse módulo tocou meu coração ao me ver totalmente despido junto com o Senhor. Senti o contato desse Deus que ama, que me chama a me conhecer sem culpa e com liberdade.”

Juventudes em busca de sentido

A Escola dos Afetos surge como resposta concreta à sede de sentido das juventudes em uma sociedade marcada por excesso de estímulos e carência de interioridade. A experiência promove um espaço de reconexão consigo e com Deus, a partir de uma espiritualidade que respeita a singularidade de cada um.

Os próximos módulos seguirão aprofundando dimensões espirituais, psíquicas e relacionais, sempre à luz do carisma inaciano e da proposta de uma fé que escuta, integra e transforma.

Relações e virtudes marcam nova etapa do Curso de Eneagrama

Formação aprofundou reflexões sobre relacionamentos, empatia e caminhos de crescimento pessoal e espiritual 

Vigília inter-religiosa será realizada no Anchietanum 

Encontro virtual reúne lideranças de diversas tradições religiosas para organizar vigília em solidariedade ao povo palestino

Jovens buscam discernimento em retiro na Paróquia São Luís 

O encontro na Paróquia São Luís selou o início de um novo ciclo com definição de padroeiro, coordenadores e planejamento de ações futuras 

Formação une colaboradores em missão de escuta e cuidado com jovens

Centro MAGIS Anchietanum realiza encontro para fortalecer a missão de acompanhamento espiritual por meio da escuta, da oração e da formação continuada