Ezequiel: Um profeta que nos inspira

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Teóloga Alessandra Custódio

A Igreja no Brasil tem há 53 anos o cuidado e a preocupação de ajudar cada vez mais na evangelização e de fazer com que Deus seja uma vez mais conhecido e amado por todos. Através de um mês totalmente dedicado a um estudo específico da Sagrada Escritura, podemos assim fazer a experiência do conhecimento e do aprofundamento de nossa fé.

Neste mês de setembro, o profeta Ezequiel é aquele que nos ajuda a fazer a experiência deste Deus presente na vida do seu povo. Nos apresenta um Deus não ausente e sim totalmente inserido, mergulhado na história e no tempo.

Para Ezequiel, Deus é o Deus da Presença, Deus conosco. Nada pode nos afastar da sua presença, mesmo em meio às dificuldades e crises. Ele está inserido na história humana e na história pessoal de cada um de nós. Se faz caminho, se faz caminheiro junto aos passos da pessoa humana.

A experiência fundante na vida dos profetas nos faz perceber que este Deus encurta sua distância com o ser humano a partir do momento que escuta o clamor de seu povo (Ex. 3,7-8), desce para estar com ele e permite que este entre em diálogo com Ele. A Palavra arde (Lc. 24,32) em nossos corações e se faz viva e eficaz em nosso caminho.

A revelação de Deus ao seu povo se manifesta na Palavra; além desta Palavra, na autêntica autocomunicação divina, somos chamados a dialogar com Ele. A relação dialógica entre duas pessoas supõe obrigatoriamente a imersão: “Não se pode permanecer na praia contemplando as espumas, as ondas; deve-se correr o risco, atirar-se na água e nadar.” (Buber, 2005)

O profeta Ezequiel, em meio a um momento de profunda crise, de exílio, de total isolamento, experimenta a experiência indescritível de um Deus que não abandona seu filho, a ponto de impactar todos os seus conceitos e transformar sua vida. Somente aquele que se dispõe a um despojamento verdadeiro de si mesmo consegue perceber, mesmo diante de uma desesperança, que a manifestação divina se dá no chão da dura realidade, que não se passa despercebida, mas é profundamente iluminada pela presença daquele que é o verdadeiro iluminador do sofrimento humano.

O totalmente outro não é Outro de nós, mas totalmente inserido na realidade humana. Sente e sofre com aqueles que padecem, desce para ouvir, mas também para levantar aqueles que estão caídos e que caem cada dia. É da Palavra que tiramos toda a força e vivacidade daquele que prometeu caminhar com seus até os fins dos tempos (Mt. 28,20).

Não há como não se inebriar e se encantar com Deus encarnado na história. “Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm. 11,33) Já São Paulo, na sua carta aos Romanos, encantado com a grandeza, percebeu que sua inacessibilidade não era intocável, e sim um convite para mais adentrar e perceber sua presença inesgotável que caminha conosco, mesmo quando não o percebemos.

Ezequiel é um profeta que nos inspira a perceber que, em meio a tantas tribulações que vivemos, Deus está presente.

A você, jovem, que caminha às vezes incerto e por alamedas escuras, não há escuridão e dificuldades que Deus não conheça. Não há trevas que não se possa acender uma luz e não há sofrimento que não se possa sentir o alívio do Coração manso e suave (Mt. 11,29) que é Deus. É preciso deixar-se amar pelo Deus que é amor-presença, que perscruta nossos corações, e deixar que Ele entre e tome conta de nós. Que em Suas mãos esteja tudo de nós para que possamos ser o nós no Tudo que é Ele.

Deus conosco!

Encontro de formação aprofunda os Exercícios Espirituais 

A atividade reuniu acompanhadores espirituais no Anchietanum para refletir sobre as Anotações de Santo Inácio e o papel do acompanhamento Guilherme Freitas via Anchietanum, com informações de Pedro Marim  O III Encontro de formação permanente aos acompanhadores espirituais de jovens reuniu 17 participantes no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, no dia 23 de agosto […]

Espaço Projeto de Vida reúne jovens no Anchietanum 

Jovens de São Paulo participaram do segundo módulo do Espaço Projeto de Vida, realizado entre 15 e 17 de agosto  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim  O segundo módulo do Espaço Projeto de Vida reuniu 14 jovens de São Paulo entre os dias 15 e 17 de agosto de 2025, no Centro […]

Anchietanum promove integração de colaboradores voluntários

Encontro anual reuniu 31 participantes em Mairiporã para formação, espiritualidade e confraternização  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim  O Centro MAGIS Anchietanum realizou no último sábado, dia 9 de agosto de 2025, o segundo Espaço de Colaboradores Voluntários em Mairiporã (SP) do ano. A atividade reuniu 31 participantes para um dia de […]

Pastoralistas avaliam Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural dos Colégios 

Encontro virtual reuniu representantes de colégios e parceiros para fortalecer a formação integral das juventudes  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim  Na última terça-feira, dia 5 de agosto de 2025, pastoralistas de diferentes colégios da Rede Jesuíta de Educação se reuniram virtualmente com os membros do Centro MAGIS Anchietanum para avaliar a […]