Encontro conduzido pelo Centro MAGIS Anchietanum reuniu 65 estudantes do ensino médio em São Paulo
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim
No dia 24 de setembro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu uma formação sobre projeto de vida no Colégio São Francisco Xavier (SANFRA), em São Paulo (SP). A atividade reuniu 65 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em uma manhã de reflexão e partilha.
Jovens protagonistas de suas histórias
O encontro fez parte da atividade “Provoca”, iniciativa do colégio que busca provocar os jovens a refletirem sobre vocação e futuro. A proposta do Anchietanum foi ampliar a compreensão de projeto de vida para além da escolha profissional, despertando nos estudantes a busca pelo que faz “arder o coração”.
A formação foi estruturada em três momentos:
- Sentido de projeto de vida: escolhas conscientes e sonhos que orientam o futuro.
- Protagonismo juvenil: a importância de olhar para diferentes dimensões da vida.
- Celebração da vida: inspiração para que cada jovem seja “fogo que acende outros fogos”.
Além das reflexões, os estudantes participaram de dinâmicas, apresentações musicais, declamações de poemas e partilhas em grupo, o que tornou o processo mais interativo e profundo.
Cooperação e formação integral
Segundo o Coordenador da Formação Cristã e Pastoral do Colégio SANFRA, Fernando Lopes, a experiência foi significativa pelo trabalho desenvolvido em rede: “O Centro MAGIS Anchietanum trabalhou com diversas dinâmicas e atividades voltadas ao aprofundamento do projeto de vida, especialmente com nossos estudantes, que gostaram e aproveitaram muito a formação que receberam. Essa cooperação reforça nosso trabalho em rede, evidenciando a importância dessa troca e a nossa proposta de formação integral dos alunos do Colégio São Francisco Xavier.”
Também a Pastoralista do SANFRA, Carla Felício, partilhou sobre o trabalho realizado em conjunto com o Anchietanum: “Foi uma experiência maravilhosa participar do PROVOCA, que aconteceu no Colégio São Francisco Xavier, da Rede Jesuíta de Educação juntamente com o Centro Magis Anchietanum. Eles ajudaram os jovens a refletirem sobre vocação, identidade e projeto de vida de inspiração inaciana, usando a poesia como instrumento de formação. Gosto muito dessa metodologia, porque a poesia, de forma leve, ajuda na reflexão profunda da vida. Foi uma manhã repleta de atividades significativas. Essa vivência mostrou como a Companhia de Jesus, em rede, realiza sua missão de acompanhar os jovens na construção de um futuro cheio de esperança, em sintonia com as Preferências Apostólicas. Tenho certeza de que esse dia ficará marcado na vida de cada estudante, e na minha”.
O MAGIS e a missão com juventudes
A iniciativa reforça a missão do Centro MAGIS Anchietanum, que compõe a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, de acompanhar os jovens em seus processos de discernimento e construção de futuro, promovendo valores como dignidade humana, empatia, criatividade e responsabilidade social. Atividades como esta contribuem para que adolescentes e jovens possam encontrar sentido em sua caminhada, respondendo de forma consciente aos desafios do mundo atual.



