Durante os dias de Carnaval, 89 jovens, vindos de diversos estados brasileiros, participaram dos Exercícios Espirituais para Jovens em Etapas, no Mosteiro de Itaici, vivenciando momentos de oração, contemplação e discernimento na espiritualidade inaciana
David Cordeiro via Centro MAGIS Anchietanum
Entre os dias 1º e 4 de março, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu os Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) em Etapas, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). A experiência reuniu 89 jovens provenientes de diferentes estados brasileiros – São Paulo, Paraná, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais – além de colaboradores voluntários, funcionários, religiosos(as) e estudantes jesuítas.
ENCONTROS COM DEUS
Os Exercícios Espirituais têm sua origem na experiência de Santo Inácio de Loyola com Jesus Cristo, registrada no livro Exercícios Espirituais. Mais do que um texto para leitura, esse livro contém um itinerário espiritual, orientando aqueles que desejam aprofundar sua relação com Deus. Santo Inácio considerava essa prática essencial para a vida espiritual e para o apostolado. Ele afirmava: “Os Exercícios são tudo de melhor que eu posso pensar, sentir e entender nesta vida, assim como para o homem ajudar a si mesmo, para poder crescer e ajudar os outros” (Carta ao Pe. Miona, 16 de novembro de 1536).

EXERCÍCIO EM ETAPAS
A experiência vivida em Itaici permitiu que os participantes se aprofundassem na espiritualidade inaciana por meio de meditação, contemplação, partilhas, adoração, lucernário e celebrações eucarísticas. Organizados em cinco etapas, os Exercícios Espirituais para Jovens são estruturados para favorecer o encontro do “Criador com a criatura” (EE 15), proporcionando uma formação espiritual profunda e ajudando os jovens a compreenderem a ação da graça de Deus em suas vidas e como respondê-la.

ANUNCIAR DEUS A TODOS
Com uma espiritualidade fundamentada na encarnação de Deus na realidade humana, os Exercícios Espirituais são uma das respostas mais pertinentes à busca do sentido religioso e do compromisso com a transformação da realidade. Atentos às necessidades das juventudes, a Companhia de Jesus e seus colaboradores no Brasil têm se empenhado em tornar essa experiência acessível a todos, especialmente aos jovens mais vulneráveis, favorecendo seu encontro com Jesus e fortalecendo seu compromisso com a vida e a missão cristã.

A presença de uma juventude tão diversa, juntamente com acompanhantes espirituais, religiosos(as) e jesuítas, fez dos EEJ um momento de grande consolação. O retiro reforçou, ainda, o papel do Centro MAGIS Anchietanum como um espaço de acolhida e aprofundamento da espiritualidade inaciana para todas as juventudes.















