Centro MAGIS Anchietanum e parceiros prepararam jovens para a Romaria Nacional das Juventudes, fortalecendo fé e protagonismo juvenil nos dias 05 e 06 de setembro
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim
Nos dias 05 e 06 de setembro, o Centro MAGIS Anchietanum acolheu jovens de diferentes redes e centros, como as Juventudes da Congregação das Filhas de Jesus, do Centro MAGIS Burnier, do Centro MAGIS Inaciano da Juventude e da Pastoral da Juventude (PJ), em preparação para a Romaria Nacional das Juventudes. A atividade integrou o Jubileu dos Jovens e as celebrações do Ano Santo, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
Dia de formação e cultura
Na sexta-feira (05) as Irmãs da Congregação Filhas de Jesus conduziram formações e dinâmicas sobre a Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025, Spes non confundit, ajudando os jovens a compreenderem o sentido espiritual do ano jubilar. O dia foi encerrado com uma noite cultural, promovendo integração e alegria entre os participantes.
Envio para a Romaria
No sábado (06) às 4h30 da manhã, os jovens reunidos no Anchietanum rezaram o Ofício Divino da Juventude, preparando espiritualmente todos os participantes para a peregrinação até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde se uniram a juventudes de todo o Brasil.

Durante a Romaria, os jovens expressaram sua fé por meio de cantos, bandeiras e celebrações, culminando na Santa Missa presidida por Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O grupo esteve próximo ao presbitério, vivenciando de perto cada momento da celebração.
Depoimentos dos jovens
“Nossa experiência na Romaria Nacional da Juventude começou no Anchietanum, onde participamos de um Ofício Divino com outros grupos. Em seguida, seguimos para Aparecida, onde vivenciamos a Romaria, cantando, celebrando e fortalecendo a unidade entre os jovens na busca pela esperança.” Vitoria Soares Lima, 20 anos, São Paulo (SP)
“Foi um momento em que pudemos realizar a peregrinação ao Santuário de Aparecida, relembrando nosso compromisso com as juventudes. Esse foi um momento de esperança, pois mesmo diante dos sinais de desesperança pudemos celebrar esse momento com fé e renovação que nos fortalece para assumir, o compromisso com a justiça e com as causas das juventudes.” Rita de Cássia de Almeida Souza, 29 anos, São Paulo (SP)
“Foi incrível vivenciar o Jubileu dos Jovens do Brasil em Aparecida! Ver jovens de diferentes partes do território brasileiro, cada um com seus diferentes carismas, mas com um único propósito, a mensagem viva do evangelho de Cristo. Durante a missa no Santuário Nacional em memória do Jubileu, levar em meu peito os símbolos do meu grupo de base e região episcopal, mostrando qual é o meu propósito de vida, me enche de alegria e fortalece a minha juventude, destacando aquilo por que caminhos devo trilhar e quais lutas de vida devo seguir em busca do caminho ao Reino!” Pedro Henrique Moura Santos, 18 anos, São Paulo (SP)
Missão e articulação
A participação do Centro MAGIS Anchietanum, em articulação com outros centros e redes evidencia o compromisso com a formação de jovens protagonistas, capazes de compreender e viver o verdadeiro sentido do Ano Jubilar e buscando ser sempre mais com os demais, como pede a Campanha Inter-redes. A preparação prévia e a Romaria consolidam a fé, promovem a integração entre os jovens e fortalecem a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil de evangelizar, formar lideranças e cultivar a espiritualidade inaciana.


