Como Centro de Juventude ligado ao Programa MAGIS Brasil, realiza diversas ações nas áreas de espiritualidade; formação humana, pastoral e sociopolítica; arte e cultura; voluntariado e inserção social; assessoria a grupos de jovens; defesa de direitos; e pesquisa sobre o mundo juvenil.
Sua história remonta ao ano de 1943, quando um terreno na Cidade de São Paulo foi doado à Companhia de Jesus, para ser dedicado ao trabalho com juventude e vocações. As obras para a construção da casa começaram em 1949 e foram concluídas em 1953. A casa foi chamada de Anchietanum, em homenagem a José de Anchieta, e destinada a funcionar como o Seminário Menor da Companhia de Jesus.
O Anchietanum, sempre em estado de reflexão para renovar sua missão ao serviço da juventude, a partir de 1983, colocou-se à disposição dos jovens que buscavam formação espiritual, cultural, social e política. Em 1989, tornou-se um Centro Pastoral de Juventude, colaborando com o trabalho de animação da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo.
A partir de então, o Anchietanum foi se configurando ao que é hoje. Além de ser uma casa à disposição de jovens para encontros, também começou a propor diversas ações junto à juventude, como cursos de formação, voluntariados jovens, retiros na linha da espiritualidade inaciana, pesquisa sobre a realidade juvenil.
Com o processo de criação da Província da Companhia de Jesus no Brasil, em 2014, o Anchietanum vem contribuindo, juntamente com outras obras de juventude, na elaboração e implementação do Programa MAGIS Brasil.
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens em todo o território nacional.
Ela oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Isso acontece em espaços como Centros e espaços de Juventudes, paróquias, escolas, universidades, coletivos etc.