Encontro em São Paulo reuniu 150 jovens e contou com a presença do Centro MAGIS Anchietanum, que partilhou sua missão com a juventude
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Ana Luísa Queirós
No dia 27 de setembro de 2025, o Retiro Jovem da Região Belém reuniu 150 adolescentes e jovens de 13 a 23 anos, acompanhados por catequistas, no Centro Pastoral São José, em Belenzinho, São Paulo. O encontro foi marcado por momentos de oração, reflexão, adoração e celebração da fé.

Um dia de encontro e missão
Organizado pelo Setor Juventude da Região Episcopal Belém, o retiro começou com a fala de Dom Cícero Alves França, bispo auxiliar da região. A parte da manhã contou ainda com animação musical, danças e a pregação do Pe. Pedro Ciola, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Leopoldina, que introduziu o tema central: “Jovem, eu te constituí profeta para as nações” (Jr 1, 5).
Reflexões em grupo

Os jovens participaram de dinâmicas em pequenos grupos, refletindo sobre desafios e esperanças na vivência da fé. Entre as questões propostas estavam: quais são os medos diante da missão de Deus, como anunciar a Palavra aos que estão ao redor e quais obstáculos os jovens enfrentam para viver sua fé hoje.
Caminhos de fé e adoração
No período da tarde, a Ir. Luana, Carmelita Mensageira do Espírito Santo, motivou os jovens a assumirem com confiança sua missão na Igreja. O encontro foi encerrado com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Pe. Nei, também responsável pela organização do retiro.
Voz da juventude
O Centro MAGIS Anchietanum também marcou presença no retiro por meio de sua secretária de pastoral, Ana Luísa de Queirós. Além de acompanhar os jovens durante as atividades, ela teve a oportunidade de partilhar sobre a missão e as ações do Anchietanum, aproximando ainda mais os participantes da proposta inaciana de fé e justiça. Para Ana Luísa, o encontro foi uma experiência marcante: “Foi consolador participar desse dia de celebração e fortalecimento da fé entre os jovens. As pregações e reflexões em grupo foram enriquecedoras e certamente tocaram o coração de cada um para sairmos ainda mais certos da nossa missão em vida: sermos profetas para as nações.”





Veja também: