Tarde de Espiritualidade promove reflexão sobre Ecologia Integral no Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro inspirou jovens a assumirem compromisso com justiça socioambiental e solidariedade

David Cordeiro da Silva via Centro MAGIS Anchietanum

No sábado (8), cerca de 38 pessoas participaram da primeira tarde de espiritualidade do ano no Centro MAGIS Anchietanum. O encontro, alinhado à Campanha da Fraternidade 2025 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inspirou-se na Encíclica Laudato Si para refletir sobre a conversão dos modos de vida para a Ecologia Integral e a justiça socioambiental.

Além das reflexões, a atividade também esteve em comunhão com o Dia Internacional da Mulher e a Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres, promovida pelo MAGIS Brasil, com a arrecadação de itens de higiene pessoal como gesto concreto de solidariedade. A doação será feita para a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo.

A programação teve início às 14h30 com acolhida, mantras e introdução ao tema. Ir. Vanessa Santos de Souza da Congregação das Irmãs de Santo André, conduziu momentos de oração, seguidos pela formação “Práticas pedagógicas e Ecologia Integral”, ministrada por Eder Francisco, Analista Ambiental e membro do Instituto Paulista de Juventude (IPJ). O encontro foi concluído com a missa celebrada às 18h pelo Padre Thiago Síbula, assessor da comissão episcopal para comunicação da CNBB e da Diocese de Santo André, concelebrada pelo Padre Tomé, diretor do Centro. Também estiveram presentes na celebração, a coordenação do Missionários digitais, por ocasião da reunião de alinhamento realizada no Centro MAGIS Anchietanum.

A iniciativa fortaleceu o compromisso com a Ecologia Integral, incentivando os participantes a promoverem justiça socioambiental e a caminharem em solidariedade com os mais vulneráveis, respondendo com esperança e responsabilidade aos desafios da crise socioambiental e a 4ª preferência apostólica da Companhia de Jesus, ‘colaborar com o cuidado da Casa Comum’.

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais