Encontro inspirou jovens a assumirem compromisso com justiça socioambiental e solidariedade
David Cordeiro da Silva via Centro MAGIS Anchietanum
No sábado (8), cerca de 38 pessoas participaram da primeira tarde de espiritualidade do ano no Centro MAGIS Anchietanum. O encontro, alinhado à Campanha da Fraternidade 2025 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inspirou-se na Encíclica Laudato Si para refletir sobre a conversão dos modos de vida para a Ecologia Integral e a justiça socioambiental.
Além das reflexões, a atividade também esteve em comunhão com o Dia Internacional da Mulher e a Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres, promovida pelo MAGIS Brasil, com a arrecadação de itens de higiene pessoal como gesto concreto de solidariedade. A doação será feita para a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo.
A programação teve início às 14h30 com acolhida, mantras e introdução ao tema. Ir. Vanessa Santos de Souza da Congregação das Irmãs de Santo André, conduziu momentos de oração, seguidos pela formação “Práticas pedagógicas e Ecologia Integral”, ministrada por Eder Francisco, Analista Ambiental e membro do Instituto Paulista de Juventude (IPJ). O encontro foi concluído com a missa celebrada às 18h pelo Padre Thiago Síbula, assessor da comissão episcopal para comunicação da CNBB e da Diocese de Santo André, concelebrada pelo Padre Tomé, diretor do Centro. Também estiveram presentes na celebração, a coordenação do Missionários digitais, por ocasião da reunião de alinhamento realizada no Centro MAGIS Anchietanum.
A iniciativa fortaleceu o compromisso com a Ecologia Integral, incentivando os participantes a promoverem justiça socioambiental e a caminharem em solidariedade com os mais vulneráveis, respondendo com esperança e responsabilidade aos desafios da crise socioambiental e a 4ª preferência apostólica da Companhia de Jesus, ‘colaborar com o cuidado da Casa Comum’.












