Vigília inter-religiosa será realizada no Anchietanum 

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro virtual reúne lideranças de diversas tradições religiosas para organizar vigília em solidariedade ao povo palestino 

Guilherme Freitas via Anchietanum 
com informações de Pedro Marim e Giovani Carmo

Na última quarta-feira, dia 28 de maio de 2025, reuniram-se virtualmente representantes de diversas tradições religiosas para a construção de uma vigília inter-religiosa em solidariedade ao povo palestino e a todos os povos atingidos por essa guerra. O encontro foi realizado em parceria entre o Centro MAGIS Anchietanum, que faz parte do MAGIS Brasil, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), no contexto do Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. 

Participaram da reunião seis representantes de diferentes organizações e tradições religiosas: o Pastoralista do Anchietanum, Pedro Marim, o Coordenador dos Eixos Pedagogia da Formação, Voluntariado e Inserção Sociocultural, Giovani do Carmo, o Coordenador de Voluntariado da Ação Social Franciscana (SEFRAS), Vinicius Fabreau, a Coordenadora de Cursos do CESEEP, Angelica Tostes, a Monja do Therigatha e Mestre Zen do Mosteiro Urbano Zen, Waho Degenszajn, e o Coordenador do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso, Atila Kus. 

O principal objetivo da reunião foi articular os primeiros passos da vigília inter-religiosa, marcada para o dia 11 de julho, às 19h, no Anchietanum, em São Paulo. A proposta é reunir pessoas de diversas espiritualidades para um momento de oração e compromisso pela justiça social, numa manifestação pública de solidariedade com o povo palestino e com todos os que sofrem os efeitos de conflitos armados. 

“Pensar esta vigília inter-religiosa em solidariedade ao povo palestino aponta caminhos de uma fé viva e profética. Foi riquíssimo escutar, partilhar e beber de águas de diversas espiritualidades, isso fortalece o interior para nos engajarmos no exterior na busca pela justiça social e fim do genocídio”, afirmou Angelica Tostes, coordenadora de cursos do CESEEP. 

A reunião reforça o compromisso do Anchietanum e da rede MAGIS Brasil com o diálogo ecumênico e inter-religioso, entendendo essas práticas como instrumentos de construção da paz e do bem comum. A vigília será um gesto concreto dessa caminhada conjunta por uma sociedade mais justa, fraterna e plural. 

Assembleia anual da CVX em SP reúne comunidade no Anchietanum

Encontro no Centro MAGIS Anchietanum avaliou 2025, definiu a agenda de 2026 e fortaleceu os laços comunitários com oração, partilha e celebração

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).