Escola dos Afetos realiza 3º módulo no Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro reuniu 17 jovens de São Paulo para aprofundar o autoconhecimento e a Espiritualidade Inaciana, com foco no Eneagrama e no tema do Chamamento.

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Daniele Batista de Sousa

O Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, sediou o terceiro módulo da “Escola dos Afetos: Espiritualidade Inaciana e Eneagrama” no final de semana dos dias 28 e 29 de setembro. O encontro reuniu 17 jovens que já têm contato com os Exercícios Espirituais (EE), com o objetivo de aprofundar a experiência espiritual e o autoconhecimento através do Eneagrama. A temática central foi o Chamamento: quem é Deus e quem somos nós, suas criaturas amadas e chamadas por Ele.

Programação envolveu oração e atividades lúdicas

A programação incluiu momentos de oração comunitária, orações pessoais, grupos de partilha e atividades lúdicas que facilitaram a compreensão e vivência do tema. Aspectos específicos do Eneagrama, como subtipos e asas, também foram abordados, enriquecendo o processo de autoconhecimento dos participantes. O encontro foi organizado e conduzido por uma equipe de colaboradores do Centro, sob a direção do Padre Edson Tomé, SJ. Os facilitadores trouxeram suas experiências com o Eneagrama e a Espiritualidade Inaciana para fortalecer a caminhada formativa.

Eneagrama no processo formativo dos jesuítas

Eneagrama, que integra o processo formativo dos jesuítas, foi incluído nas atividades do Centro por sua valiosa contribuição ao autoconhecimento e ao desenvolvimento espiritual. Esta terceira edição do módulo proporcionou aos jovens participantes uma oportunidade de trabalhar a dimensão dos afetos, unindo oração e autopercepção, em um ambiente de partilha e reflexão.

Para Hanelle Cristina Rodrigues Medeiros, de 32 anos, a experiência foi transformadora: “O terceiro módulo foi uma chave fundamental para completar ainda mais a minha personalidade… me conhecer com a espiritualidade traz a dualidade de se conhecer e se reconhecer em mim mesma através da minha história e minha fé”, disse, expressando sua gratidão pela experiência. Já Aparecida da Silva Pinto, de 37 anos, destacou a profundidade do autoconhecimento proporcionado pelo Eneagrama: “Conhecer o Eneagrama permite-me conhecer parte de mim mesma trazendo um sentido significativo no meu modo de ser.”

Próximos passos

O encontro, que encerrou com uma missa no domingo (29), reforçou a importância da jornada espiritual associada ao autoconhecimento. Agora, os participantes aguardam os próximos passos dessa experiência formativa, que promete continuar gerando frutos em suas vidas pessoais e espirituais.

Veja mais algumas fotos do encontro:

Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil

Centro MAGIS Anchietanum celebra missão, gratidão e memória do Papa 

Em comunhão com a Igreja, colaboradores do Anchietanum celebraram a memória do Papa Francisco, a missão da juventude e a vida partilhada na espiritualidade inaciana  Guilherme Freitas via Anchietanum  No último dia 25 de abril, os colaboradores contratados que compõem a equipe ampliada do Centro MAGIS Anchietanum se reuniram para um momento especial de celebração, […]

A Páscoa de Francisco: Um legado de alegria, misericórdia e esperança para uma Igreja em saída, ressuscitada com Cristo

Que cada jovem, olhando para o legado de Francisco, se sinta provocado a viver com a mesma alegria que contagiava, com a mesma misericórdia que abraçava e com a mesma esperança que insistia em recomeçar

Peregrinos da Ressurreição: Elas se lembraram das palavras

Por Alessandra Custodio “…Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5-6)¹ . O anúncio na madrugada daquele dia àquelas mulheres quebra o silêncio e a distância, a Luz se faz presente e o medo já não existe mais. Há a esperança de reencontrá-lo e são […]

Anchietanum se reúne para preparar Experiência MAGIS De Inserção Sociocultural

Reunião virtual reuniu oito representantes da Rede Jesuíta de Educação e do Centro MAGIS Anchietanum com objetivo de alinhar datas, definir tarefas e articular frentes de atuação da Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural