Peregrinos da Ressurreição: Elas se lembraram das palavras

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Por Alessandra Custodio

“…Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5-6)¹ . O anúncio na madrugada daquele dia àquelas mulheres quebra o silêncio e a distância, a Luz se faz presente e o medo já não existe mais. Há a esperança de reencontrá-lo e são imediatamente lembradas do que Ele falou: “Lembrem-se de como ele lhes falou, quando ainda estava na Galileia: É preciso que o Filho do homem seja entregue nas mãos dos pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia. Então elas se lembraram das palavras”. (Lc 24,7-8).

Não há sombra de dúvidas sobre sua presença no meio de nós. Jesus, que passou pela terra fazendo o bem, sofre as dores da humanidade, passa pela noite escura e sombra da morte, mas ao terceiro dia a luz quebra a grande escuridão que pairava sobre a humanidade. Ressuscitou, como disse, Aleluia! 

Neste primeiro dia da semana, três mulheres se dirigem ao túmulo, são elas: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago (Lc 24,10), o anúncio, a novidade e a surpresa são direcionadas a elas que são convidadas ao protagonismo da notícia. Em meio a uma sociedade discriminatória, a mulher se torna a ponte entre o céu e a terra, o divino se desvela e novamente escolhe os caminhos improváveis para se manifestar. Quem és tu mulher a receber tão preciso dom? 

As três mulheres são testemunhas, elas devem anunciar esta boa nova a todos os homens. Não há com que se escandalizar nem se espantar, da cruz nasceu a vida plena, a vida verdadeira. Foi o Senhor, o Deus do impossível, que, para sempre, rolou a pedra para o lado e começou a abrir os nossos corações, a fim de não acabar a esperança. 

Ele desceu² aos abismos da morte e atravessou-os com a força da sua vida divina, descerrando uma friesta infinita de luz para cada um de nós. Ressuscitado pelo Pai na sua carne, na nossa carne, com a força do Espírito Santo abriu uma nova página para o gênero humano.

Então elas se lembraram das palavras”. (Lc 24,7-8). A partir desta iluminação fica claro, para nós, que a Missão do anúncio do Evangelho não é facultativa, mas insere-se na necessidade do plano de Deus, ao mesmo nível da morte e da ressurreição de Jesus.  O cristão e a cristã, são batizados na morte de Cristo e vivem a vida nova da Ressurreição de Cristo, mas devem viver também, do/e para o anúncio do Evangelho.

O anúncio da esperança eterna se dá no protagonista da voz feminina, a esperança é levada a todos e todas, e como um único raio de luz atravessa o tempo e penetra em nossos corações, peregrinamos sobre o som daquelas três vozes que tinham a escuridão no coração e ao ver que a pedra estava rolada, deram testemunho de algo extraordinário. Caminhamos sobre o suave e ao mesmo tempo estrondoso anúncio: “Ele não está mais aqui, Ressuscitou!” (Lc 24,6)

Que a Luz do Cristo vivo te ilumine, que o teu coração possa explodir de júbilo, o Homem das dores já não está em cativeiro: abriu uma brecha no muro; apressa-se a vir ter convosco³. 

Cantemos: está vivo, ressuscitou! Eis a nossa alegria eis a nossa esperança, não estamos sós, Deus caminha conosco, peregrinamos em seu amor que foi derramado por nós, venceu as trevas e agora vive entre nós.

Uma Santa Páscoa a todos e todas! 

Vivamos na Luz, permaneçamos com a Luz!

Referências

¹ Bíblia Pastoral, Paulus 2014;
² Homilia da vigília pascal na basílica do Vaticano – A força do Ressuscitado liberta o coração-04 abril 2024;
³ Homilia da vigília pascal na basílica do Vaticano- abril 2024

Jovens aprofundam autoconhecimento no Centro MAGIS Anchietanum 

Jovens aprofundam autoconhecimento no Módulo III, explorando instintos e crescimento pessoal a partir do Eneagrama e da espiritualidade inaciana  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de David Cordeiro  Nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, 15 jovens participaram do Módulo III da Escola dos Afetos, promovido pelo Centro MAGIS Anchietanum. O encontro teve […]

JUVENTUDE: O ROSTO DA ESPERANÇA!

Por David Cordeiro da Silva Bula Spes non confundit – Romaria nacional dos jovens A juventude é sempre sinal de novidade e de vida. Quando olhamos para os jovens, vemos neles o rosto da esperança que não decepciona, como recorda São Paulo: “a esperança não confunde, porque o amor de Deus foi derramado em nossos […]

Jovens vivem preparação e Romaria do Jubileu em Aparecida 

Centro MAGIS Anchietanum e parceiros prepararam jovens para a Romaria Nacional das Juventudes, fortalecendo fé e protagonismo juvenil nos dias 05 e 06 de setembro  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim  Nos dias 05 e 06 de setembro, o Centro MAGIS Anchietanum acolheu jovens de diferentes redes e centros, como as Juventudes […]

Juventudes se preparam para a Romaria Nacional em Aparecida 

Centro MAGIS Anchietanum e Pastoral da Juventude alinham envio dos jovens para o Jubileu das Juventudes  Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim   No dia 2 de setembro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum e a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo se reuniram virtualmente para planejar o envio dos jovens […]