Jovens vivenciam discernimento vocacional e espiritualidade inaciana no GAVI, em São Paulo

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro no Centro MAGIS Anchietanum aprofunda motivações e oferece reflexões sobre a espiritualidade inaciana a jovens em busca de discernimento vocacional 

Ir. Douglas Turri via Centro MAGIS Anchietanum 

O Centro MAGIS Anchietanum realizou mais uma edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI), nos primeiros dias de maio, reunindo jovens que desejam aprofundar o discernimento vocacional à luz da espiritualidade inaciana. A iniciativa, promovida pela Companhia de Jesus, contou com participantes da capital e da região metropolitana. 

O encontro teve a presença de novos integrantes e de participantes que já fazem parte do grupo, além dos referenciais vocacionais do Núcleo Apostólico São Paulo: Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, e Ir. Douglas Turri, SJ. 

A espiritualidade Inaciana 

Inspirado pela liberdade interior e pelo processo de discernimento vivenciado por Santo Inácio de Loyola, o encontro propôs dinâmicas que auxiliaram os participantes a refletirem sobre suas motivações vocacionais. A motivação, entendida como o conjunto de fatores humanos e espirituais que impulsionam a resposta ao chamado de Deus, foi aprofundada com o objetivo de ser compreendida e amadurecida.  

Ao longo do GAVI, os jovens também foram introduzidos aos fundamentos da espiritualidade inaciana, com ênfase nos movimentos interiores de consolação e desolação, e na ação do bom e do mau espírito nas diversas situações da vida. As reflexões favoreceram o reconhecimento dos desejos mais profundos do coração e a escuta de como Deus se comunica por meio da própria história.  

Um caminho de escuta, partilha e comunhão 

Momentos de partilha, oração e escuta mútua marcaram o encontro, proporcionando uma experiência de comunhão entre os jovens e fortalecendo os laços com a Companhia de Jesus.  

“É bonito ver como a espiritualidade inaciana continua a tocar o coração de tantos jovens que desejam, com liberdade e generosidade, discernir o que Deus sonha para suas vidas”, destacou um dos participantes. 

Espaço de acompanhamento vocacional para jovens 

O GAVI permanece como um espaço privilegiado de acompanhamento vocacional para jovens, oferecendo um caminho de discernimento espiritual à luz do carisma inaciano. A proposta é que cada participante possa, de forma livre e consciente, buscar maior clareza sobre a própria vocação e aprofundar seu relacionamento com Deus. 

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes