Jovens da ETE FMC vivenciam módulo do Projeto de Vida 

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Atividade com representantes de turma abordou o tema “Contemplar a realidade em que vivo” e integra parceria entre MAGIS Brasil e Rede Jesuíta 

Ir. Douglas Turri, SJ, via Centro MAGIS Anchietanum 

Nos dias 12, 13 e 14 de junho, o Centro MAGIS Anchietanum realizou, na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), em Santa Rita do Sapucaí (MG), o segundo módulo do Espaço Projeto de Vida. Com o tema “Contemplar a realidade em que vivo”, a atividade reuniu os representantes de turma da escola, dando continuidade ao itinerário iniciado no primeiro módulo. 

Este segundo passo parte de uma constatação essencial: o projeto de vida é sempre situado. Ou seja, ele se concretiza dentro de um contexto social, histórico e cultural que oferece possibilidades, mas também impõe limites e desafios. Por isso, compreender e contemplar a realidade em que se vive é fundamental para que cada jovem possa tomar consciência de suas circunstâncias e, assim, construir sua trajetória de forma mais livre, responsável e realista. 

Olhar para o mundo, olhar para si 

As atividades foram pensadas para ajudar os jovens a refletirem sobre como sua história pessoal está profundamente conectada às dinâmicas sociais. Questões como classe social, etnia, país de origem, condições econômicas e conjunturas do tempo presente foram elementos centrais desse processo. 

O objetivo é criar condições para que cada participante consiga equilibrar seus desejos e aspirações com suas habilidades, recursos e com as possibilidades concretas oferecidas pela realidade. 

Uma espiritualidade encarnada 

A inspiração espiritual do módulo veio da Contemplação da Encarnação, proposta por Santo Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais. Assim como Deus se encarnou na história, na vida concreta das pessoas, os jovens foram convidados a mergulhar também em sua própria realidade, reconhecendo nela um espaço de encontro com Deus e de construção de sentido. 

Abrir-se à realidade, deixar-se tocar por ela e discernir, a partir dela, os passos do próprio projeto de vida foi o grande convite deste encontro. 

Percurso formativo e acompanhamento 

Cada tema foi trabalhado a partir de dinâmicas de sensibilização, reflexões pessoais e partilhas em grupo, possibilitando que cada jovem transformasse essa experiência em crescimento pessoal e em um olhar mais lúcido e comprometido com sua vida e com o mundo. 

Uma parceria que gera sentido 

Este módulo é parte de uma parceria consolidada entre o Rede Inaciana de Juventude, MAGIS Brasil, e a Rede Jesuíta de Educação (RJE). Juntas, essas instituições somam esforços para oferecer às juventudes itinerários formativos que promovem o discernimento, o autoconhecimento e o compromisso com projetos de vida iluminados pela espiritualidade inaciana. 

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes