Afeto e discernimento marcam etapa formativa em SP 

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior 

Por Guilherme Freitas com informações de David Cordeiro

Nos dias 28 e 29 de junho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum realizou, em São Paulo (SP), o segundo módulo da Escola dos Afetos. O encontro reuniu 26 jovens com o objetivo de aprofundar o discernimento espiritual e afetivo. A etapa integrou a continuidade do processo formativo proposto pela iniciativa. 

Formação espiritual centrada no afeto 

Com o foco na reconciliação interior e no aprofundamento do discernimento pessoal, o segundo módulo da Escola dos Afetos deu continuidade ao itinerário formativo proposto pelo Centro MAGIS Anchietanum. A iniciativa tem como propósito fortalecer a maturidade afetiva e espiritual dos jovens, inspirada na espiritualidade inaciana e voltada ao crescimento humano integral. 

Este módulo teve como eixo central a percepção das feridas do pecado e da misericórdia de Deus, propondo um caminho de autoconhecimento e acolhida da própria história. Por meio da oração da primeira semana dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, os participantes puderam acessar memórias, emoções e sentimentos profundos, refletindo sobre sua identidade e suas relações. 

Um itinerário de autoconhecimento e reconciliação 

Ao longo do encontro, os jovens foram convidados a realizar um exame de consciência que favoreceu a identificação de áreas de integração e desintegração, virtudes e vícios, bem como o reconhecimento de seu “pecado de raiz”. O módulo também proporcionou momentos de reflexão sobre o tipo de personalidade de cada um, com o intuito de fomentar o autoconhecimento e a relação pessoal com Deus. 

“Eles acessaram suas feridas, paixões, vícios e virtudes. Com ânimo, generosidade e a misericórdia de Deus, fizeram esse caminho de olhar para dentro de si, reconhecer seu dragão interior, dar nome aos sentimentos e reconciliar-se com eles mesmos e com o Criador”, relatou a colaboradora voluntária, Patrícia Caldeira, 32 anos. 

Comunidade e espiritualidade em construção 

Além do aspecto pessoal e espiritual, a Escola dos Afetos também se revela um espaço comunitário em construção. A convivência, as partilhas e a escuta ativa marcaram profundamente os participantes, reforçando os laços entre os jovens e fortalecendo a dimensão do cuidado mútuo. 

Com uma metodologia inspirada na espiritualidade inaciana e voltada ao crescimento humano integral, a iniciativa tem favorecido processos de cura, amadurecimento e preparação para escolhas conscientes na vida pessoal, comunitária e eclesial. 

Grupo de jovens da Escola dos Afetos reunido na escadaria do Centro MAGIS Anchietanum, celebrando em clima de alegria o encerramento do encontro sobre afeto e discernimento.

Veja também: 

Curso de ENEAGRAMA

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e de construção de relações. É composto por nove pontos que representam nove tipos de personalidades. Além da identificação com um tipo as pessoas são estimuladas a perceber como suas relações pessoais são construídas. Esta ferramenta proporciona uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e comunitário, pois ajuda […]

PARTILHAS QUARESMAIS ONLINE 2026

Datas das Partilhas: 10 e 24 de fevereiro 03, 10, 17 e 24 e 31 de março 07 de abril Inscrições até 09/02 ao 12h  Faltam Dias para começar! As Partilhas Quaresmais online são um encontro para as juventudes que desejam adentrar no tempo litúrgico da Quaresma! Para que cada um de nós possa viver […]

Tarde de Espiritualidade de Fevereiro

Iluminados pela frase de Leão XIV, o Centro MAGIS Anchietanun realiza a abertura de seu ano pastoral e a primeira Tarde de Espiritualidade do ano. Somos convidados a iniciar este caminho deixando-nos conduzir por uma paz que desarma, reconcilia e transforma. À luz da Palavra, queremos rejeitar as lógicas de violência e guerra, abraçando uma […]

Partilhas do Advento e Natal fortalecem a esperança 

Encontros online reuniram jovens e adultos de diversas partes do Brasil para aprofundar a vivência espiritual do Advento e do Natal, à luz do Jubileu da Esperança