No mês vocacional, os jovens acompanhados pela Companhia de Jesus em São Paulo tiveram a oportunidade de testemunhar a felicidade de jesuítas já idosos inseridos na missão de em tudo amar e servir
Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum
A primeira edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) da Capital Paulista neste segundo semestre foi marcada pela visita à casa de saúde e bem-estar da Companhia de Jesus em São Paulo, onde residem os jesuítas idosos e em tratamento de saúde. Os sete jovens que realizam acompanhamento vocacional a partir do Centro MAGIS Anchietanum chegaram no sábado (05) para participar da Tarde de Espiritualidade promovida pelo Centro.
Com o tema do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação, Graça e Missão – Corações Ardentes e Pés a Caminho”, os jovens puderam refletir sobre o chamado de Deus e a liberdade da resposta. Com assessoria da religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, irmã Maria da Consolação de Matos, IF, e do bispo Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, meditaram e contemplaram seus projetos de vida.
Acompanhamento e convivência
Após a Tarde de Espiritualidade, já dentro da programação do GAVI, um momento de convivência foi proposto. Com direito a pizza e refrigerante, os vocacionados experienciaram um ambiente informal de risadas e familiaridade com o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o membro da equipe vocacional local, o jesuíta Aldeman Neto, SJ, e a irmã Maria da Consolação, IF.
Encontro entre gerações
À luz da importância do diálogo entre as gerações, a equipe vocacional promoveu a participação na Santa Missa e um diálogo com parte da comunidade jesuíta que reside na casa de saúde e bem-estar que abriga sacerdotes e irmãos idosos e em tratamento de saúde.
A intenção foi ouvir dos jesuítas mais antigos suas experiências vocacionais e motivar, a partir da vida, o mês e o ano vocacional.
Na ocasião, além de partilharem suas vocações e o chamado de Deus para serem Companheiros de Jesus, o superior local, padre Valdivino Teixeira, SJ, apresentou a residência e falou da missão específica daquela casa para a província no Brasil.
Gabriel Gomes, que participa do encontro pela segunda vez, ressalta a importância desse tipo de contato: “É o encontro, no presente, da história com o possível futuro da Companhia”.
Despedida na Casa da Reconciliação
O encontro vocacional foi finalizado na Casa da Reconciliação, em São Paulo, ambiente referência nacional para o diálogo inter-religioso e ecumênico da Igreja Católica no Brasil. O motivo da reunião no espaço foi a despedida do vocacionado Iraci Júnior, que partirá para França para estudar.