Alunos do 9º ano são preparados para o Novo Ensino Médio no Colégio SL

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Centro MAGIS Anchietanum recebe alunos do 9º ano do Colégio São Luís para encontros de formação e integração, para que, desde já, se preparem para o Novo Ensino Médio no próximo ano

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Maurício Ricardo

Entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024, o Colégio São Luís (RJE) realizou uma série de encontros de acolhimento voltados para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Organizado pela Equipe de Formação Cristã, em parceria com Coordenadores de áreas do Ensino Médio, Professores e Orientadores Educacionais, o evento teve como objetivo preparar os alunos para a transição ao Novo Ensino Médio, promovendo uma reflexão sobre o projeto de vida e os desafios da nova etapa escolar.

Atividades e dinâmicas proporcionaram integração e lazer

Os encontros, realizados no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, ofereceram uma programação diversificada que incluiu rodas de conversa, atividades lúdicas, dinâmicas e momentos de reflexão em grupo. Além disso, os alunos puderam desfrutar de momentos de convivência e lazer, proporcionando uma pausa diferenciada da rotina escolar e fortalecendo o vínculo entre as turmas. A cada dia, turmas diferentes participaram das atividades, das 8h30 às 15h30.

Foco na transição e nas escolhas escolares

A proposta do evento era clara: inserir os alunos nesta reta final do Ensino Fundamental, oferecendo uma compreensão aprofundada das expectativas e responsabilidades que o Novo Ensino Médio trará. Através das atividades, os estudantes foram convidados a explorar seus desejos, dúvidas e incertezas e a se preparar para as decisões que precisarão tomar no próximo ano letivo.

Depoimentos destacam a importância dos encontros

Aluna do 9º ano, de 14 anos, Maria Victória Carvalho expressou a importância do evento para suas decisões futuras: “Para mim, um momento muito significativo foi a apresentação do curso de ciências humanas do Novo Ensino Médio. Este encontro foi extremamente importante para a minha decisão de que curso eu vou cursar futuramente.” Pedro Gabriel Facuri Pereira, também de 14 anos, destacou o valor da experiência para sua segurança pessoal: “Foi uma experiência muito importante para me introduzir em um novo ciclo, que é o Ensino Médio. Acho extremamente necessária esta dinâmica para dar aos alunos mais segurança.”

Agente de Pastoral do Colégio São Luís, Silvia Duim reforçou a importância deste momento de transição: “Este é o momento de refletir e escolher qual caminho seguir. Meu desejo é que os alunos tenham o discernimento, após este encontro, de fazer boas escolhas e bem servir aos demais no seu contexto na sociedade.” Com o encerramento dos encontros, o Colégio São Luís espera que os alunos estejam mais preparados e confiantes para enfrentar os desafios que o Novo Ensino Médio trará.

Veja mais algumas fotos dos encontros:

Foto: Comunicação Jesuítas Brasil

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais