Uma vida apaixonada por Jesus e a serviço dos irmãos!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

3° domingo – Vocações para a Vida Religiosa e Consagrada

Maurício Ricardo Teixeira

Neste terceiro domingo do mês de agosto celebramos a solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Maria foi a primeira redimida por Cristo e a primeira a ser glorificada nos céus em corpo e alma. Discípula e seguidora que disse seu Sim incondicional ao chamado de Deus.

Desta vocação nascem os mais diversos carismas e atuações que complementam nossas comunidades com homens e mulheres que vivem verdadeiramente seus votos de castidade, pobreza e obediência. São testemunhos vivos e atuantes do Evangelho de Jesus.

No Documento de Aparecida, em ocasião da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe no ano de 2007, é mencionada a seguinte definição:

“A vida consagrada é um dom do Pai por meio do Espírito à sua Igreja e constitui elemento decisivo para sua missão. Expressa-se na vida monástica contemplativa e ativa, nos institutos seculares, naqueles que se inserem nas sociedades de vida apostólica e outras novas formas. É um caminho de especial seguimento de Cristo para dedicar-se a Ele com coração indiviso e colocar-se como Ele a serviço de Deus e da humanidade…”

(DOCUMENTO DE APARECIDA: p. 104 5.3.3 – V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe Edições CNBB Paulinas Paulus 2007.)

Aqueles que são chamados a viver a vocação de modo específico não abandonam os seus sonhos e tampouco o deixam para trás, mas sim os completam vivendo de forma livre uma vida de total dedicação e entrega ao Reino de Deus. É ser presença e luz por onde passam: para as comunidades, para os mais pobres, para os jovens, para as famílias. A vocação religiosa é, portanto, um caminho na contribuição de um mundo melhor e mais fraterno.

Peçamos à Virgem Maria, exemplo de fidelidade e de seguimento, que interceda por todos os religiosos que doam suas vidas contribuindo para que a semente seja lançada e produza muitos frutos.

O grito das juventudes protagonistas de sua história e do futuro

O grito dos excluídos e excluídas é uma atividade permanente que nasceu em uma reunião de avaliação da 2° Semana Social Brasileira que ocorreu em 1993 e 1994. Essa proposta saiu como gesto concreto à luz do “Brasil que a gente quer”, além da inspiração a partir do tema da Campanha da Fraternidade de 1995 […]

Centro MAGIS Anchietanum promove II Módulo do Projeto de Vida

Módulo promoveu a reflexão sobre a presença dos jovens na sociedade, desafiando-os a alinhar seus projetos pessoais com a realidade em que vivem Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanumcom informações de Beatriz Punça O Centro MAGIS Anchietanum promoveu, no último final de semana (de sexta a domingo), o segundo módulo do Projeto de Vida, reunindo […]

“O discernimento é um processo de libertação da liberdade”, diz Padre em curso

Encontro, realizado no sábado (24), destacou a importância do acompanhamento à luz da Espiritualidade Inaciana, reunindo 25 cursistas no Centro MAGIS Anchietanum Caio Vieira via Centro MAGIS Anchietanumcom informações de Alessandra Custódio No sábado (24), o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, sediou o II módulo do curso de Acompanhamento Espiritual de Jovens, abordando o […]

Alunos do 9º ano são preparados para o Novo Ensino Médio no Colégio SL

Centro MAGIS Anchietanum recebe alunos do 9º ano do Colégio São Luís para encontros de formação e integração, para que, desde já, se preparem para o Novo Ensino Médio no próximo ano Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanumcom informações de Maurício Ricardo Entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024, o Colégio São […]