Uma vida apaixonada por Jesus e a serviço dos irmãos!

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

3° domingo – Vocações para a Vida Religiosa e Consagrada

Maurício Ricardo Teixeira

Neste terceiro domingo do mês de agosto celebramos a solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Maria foi a primeira redimida por Cristo e a primeira a ser glorificada nos céus em corpo e alma. Discípula e seguidora que disse seu Sim incondicional ao chamado de Deus.

Desta vocação nascem os mais diversos carismas e atuações que complementam nossas comunidades com homens e mulheres que vivem verdadeiramente seus votos de castidade, pobreza e obediência. São testemunhos vivos e atuantes do Evangelho de Jesus.

No Documento de Aparecida, em ocasião da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe no ano de 2007, é mencionada a seguinte definição:

“A vida consagrada é um dom do Pai por meio do Espírito à sua Igreja e constitui elemento decisivo para sua missão. Expressa-se na vida monástica contemplativa e ativa, nos institutos seculares, naqueles que se inserem nas sociedades de vida apostólica e outras novas formas. É um caminho de especial seguimento de Cristo para dedicar-se a Ele com coração indiviso e colocar-se como Ele a serviço de Deus e da humanidade…”

(DOCUMENTO DE APARECIDA: p. 104 5.3.3 – V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe Edições CNBB Paulinas Paulus 2007.)

Aqueles que são chamados a viver a vocação de modo específico não abandonam os seus sonhos e tampouco o deixam para trás, mas sim os completam vivendo de forma livre uma vida de total dedicação e entrega ao Reino de Deus. É ser presença e luz por onde passam: para as comunidades, para os mais pobres, para os jovens, para as famílias. A vocação religiosa é, portanto, um caminho na contribuição de um mundo melhor e mais fraterno.

Peçamos à Virgem Maria, exemplo de fidelidade e de seguimento, que interceda por todos os religiosos que doam suas vidas contribuindo para que a semente seja lançada e produza muitos frutos.

Por uma geração de jovens líderes sem ressentimento

Dimas Oliveira, SJ Nos últimos anos, verificou-se uma onda de agressões verbais, acusações e discursos de ódio que inundou as redes sociais digitais, por conta de discussões ideológicas que tinham como pautas as questões políticas, econômicas, socioambientais etc. Pessoas de diversos estratos sociais apresentaram tais comportamentos, contudo a atuação de algumas lideranças juvenis chamou a […]

Afeto e discernimento marcam etapa formativa em SP 

Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior 

Arraiá do Anchietanum celebra cultura e fé em São Paulo 

O Arraiá do Anchietanum 2025 reuniu 71 pessoas em São Paulo para celebrar a cultura popular e a devoção junina com sustentabilidade e espiritualidade

Jovens da ETE FMC vivenciam módulo do Projeto de Vida 

Atividade com representantes de turma abordou o tema “Contemplar a realidade em que vivo” e integra parceria entre MAGIS Brasil e Rede Jesuíta