A atividade reuniu acompanhadores espirituais no Anchietanum para refletir sobre as Anotações de Santo Inácio e o papel do acompanhamento
Guilherme Freitas via Anchietanum, com informações de Pedro Marim
O III Encontro de formação permanente aos acompanhadores espirituais de jovens reuniu 17 participantes no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, no dia 23 de agosto de 2025. O objetivo foi aprofundar a compreensão dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio a partir das Anotações que são feitas durante a prática dos Exercícios, fortalecendo o serviço do acompanhamento espiritual de jovens.
Reflexão e prática
A programação começou com um momento de oração e a acolhida feita pela equipe organizadora. Em seguida, o assessor Vitor Bazuco, do Colégio Catarinense, conduziu a reflexão sobre como compreender os Exercícios Espirituais de Santo Inácio a partir das Anotações, destacando sua relevância para quem acompanha e para quem é acompanhado.

No período da tarde, os participantes vivenciaram práticas de escuta e acompanhamento, experimentando situações de ressonância e diálogo. O encontro foi encerrado com um momento de oração comunitária.
Vozes dos participantes
Natanael Hélder Josué Silva, de 34 anos, colaborador voluntário do Anchietanum compartilhou: “Foi o terceiro encontro deste itinerário que começou neste ano, e foi realmente incrível e enriquecedor. Tivemos uma formação pela manhã sobre as anotações de Santo Inácio de Loyola, seguida por um ponto de oração para aprofundar nossa vida espiritual nesse caminho do acompanhamento”.

Já Tais Santos da Silva, de 24 anos, também colaboradora voluntariada, avaliou a experiência como enriquecedora: “Recebemos bastante conteúdo teórico e realizamos uma atividade prática. Saímos daqui com uma experiência muito boa, enriquecedora, e levando Inácio conosco nesse peregrinar”.

Caminho de formação contínua
A iniciativa faz parte de um itinerário e busca oferecer espaços de formação e prática para agentes que acompanham jovens em suas caminhadas de fé. Dessa forma, o Anchietanum reafirma sua missão junto à Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, inspirada pela espiritualidade inaciana e em sintonia com o Programa MAGIS.

