Tarde de Espiritualidade abre Ano Pastoral no Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro reuniu 51 jovens e adultos em São Paulo para refletir sobre “uma paz desarmada e desarmante” e marcar o início das atividades do Centro MAGIS Anchietanum

Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim

No dia 7 de fevereiro de 2026, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP), realizou a Tarde de Espiritualidade de Fevereiro e celebrou uma Missa, marcando oficialmente a abertura do Ano Pastoral do Anchietanum. A atividade reuniu mais de 50 pessoas, entre jovens e adultos, vindos de diferentes regiões da capital paulista.

A proposta foi abrir o calendário anual do Centro com um convite concreto à interioridade, à oração e ao compromisso com a paz no cotidiano.

Um convite à paz que nasce por dentro

A Tarde de Espiritualidade trouxe como tema “Por uma paz desarmada e desarmante”, inspirado pela iluminação bíblica de João 20,21: “A paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.”

A partir desse horizonte, os participantes foram convidados a uma reflexão pessoal guiada por perguntas centrais. Entre elas: onde, hoje, cada pessoa é chamada a ser construtora da paz? Quais atitudes e posturas precisam ser desarmadas interiormente? E quais feridas do mundo o Senhor convida a olhar com mais compaixão e responsabilidade?

Oração, partilha e convivência no Centro MAGIS

Depois do momento inicial de reflexão, o encontro seguiu com um tempo de oração pessoal e partilha em grupo. Em seguida, os participantes viveram um momento de convivência com café, fortalecendo vínculos e trocando experiências.

Dessa forma, a tarde se tornou também um espaço de encontro comunitário, típico da missão do Anchietanum com as juventudes e com quem busca aprofundar a fé.

Missa marca início do caminho do ano

A programação foi concluída com a Missa de Abertura do Ano Pastoral, que marcou o início das atividades do Centro ao longo de 2026. Além disso, a celebração reforçou o chamado para que a paz seja vivida não apenas como desejo, mas como atitude concreta no dia a dia.

O encontro também sinalizou o caminho pastoral que o Centro MAGIS Anchietanum deseja trilhar neste ano, unindo espiritualidade, missão e presença junto às juventudes.

Ao iniciar o Ano Pastoral Anchietanum, o Centro reafirma sua missão de acompanhar jovens e adultos em processos de fé, discernimento e compromisso com a vida. Assim, iniciativas como a Tarde de Espiritualidade fortalecem a espiritualidade inaciana e ajudam a formar pessoas mais disponíveis para servir, em sintonia com as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus.

Veja também

Formação permanente de acompanhantes de jovens no Anchietanum

Comunidade celebra frutos do ano pastoral no Anchietanum

Partilhas do Advento e Natal fortalecem a esperança 

Anchietanum lança o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral de diálogo, convivência e expressão artística

Projeto pastoral propõe um espaço de escuta, convivência e expressão artística para jovens, integrando diálogo, espiritualidade e construção de vínculos humanos Vinícius Alencar via Centro MAGIS Anchietanum O Anchietanum inicia em junho o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral voltado às juventudes. A proposta nasce do desejo de criar um lugar permanente de encontro, acompanhamento e […]

Arraiá Anchietanum

12/06 18h às 22h Centro MAGIS Anchietanum (Rua Apinajés, 2033 – Sumarézinho) R$ 20 com Kit São João Pagamento no pix: 3354437000144 Já fez sua inscrição cumpade? Vem com a gente que aqui a festança é garantida! Arraiá Anchietanum Δ Termo de Consentimento Dados Pessoais Participação no Anchietanum Uso de Imagem Outras informações TERMO DE […]

Maria e as juventudes: quando o projeto de vida nasce de um “sim”

Kennedy Amorim de Souza O mês de maio, tradicionalmente dedicado a Maria, convida-nos a olhar para a Mãe de Jesus não apenas como figura de devoção, ternura e proteção, mas como uma mulher que viveu profundamente a experiência de discernir, escolher e assumir um projeto de vida. Em Maria, as juventudes encontram mais do que […]

1ª Etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens acontece no Centro MAGIS Anchietanum

Experiência reuniu jovens para dias de silêncio, oração e discernimento, inspirados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio Por Kennedy Amorim via Centro MAGIS Anchietanum Entre os dias 15 e 17 de maio, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, promoveu a 1ª Etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens. Pela primeira vez, a experiência voltada à […]