Centro MAGIS Anchietanum celebra Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

No ano em que o Centro celebra 70 anos de existência, o Santo Peregrino é celebrado em companhia de colaboradores, voluntários e jovens na capital paulista

Ronnaldh Oliveira via MAGIS BRASIL

Em 30 de julho, domingo que antecedeu a festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola, o Centro MAGIS Anchietanum reuniu jovens, colaboradores, voluntários e convidados para celebrar o fundador da Companhia de Jesus, que faleceu em 1556.

No Brasil, dezenas de celebrações foram realizadas para homenagear e recordar a vida e o legado deixado pelo Santo. Em São Paulo, o centro dedicado às juventudes se destacou por reunir dezenas de olhares juvenis na assembleia da liturgia, presidida pelo Secretário para Juventude e Vocações e Diretor do Centro MAGIS Anchietanum, padre Edson Tomé Pacheco, SJ.

Seguir Jesus passa pela capacidade de fazer a diferença

Em sua homilia, padre Edson ressaltou que Inácio, ao ler sobre a vida de Cristo e dos santos, teve a possibilidade de experimentar movimentos interiores e discernir a partir da Palavra na Sagrada Escritura, que diz “Quem quiser me seguir, pegue sua cruz e siga”.

“Inácio nos traz a inspiração de ser livres diante das coisas e de ter a capacidade de discernir aquilo que mais nos conduz na vida da gente. Essa capacidade de discernir passa por assumir e carregar a própria cruz”. O sacerdote ainda enfatizou que a cruz que somos chamados a carregar não se trata do peso do sofrimento, mas da capacidade de decidir naqueles momentos em que ninguém pode decidir pela gente. “Carregar a cruz, hoje, é assumir essa capacidade de discernir, escolher e fazer a diferença quando somos chamados a fazer a diferença como Inácio. Seguir Jesus passa pela capacidade de decidir e fazer a diferença”, finalizou.

Após a Eucaristia, houve uma discreta comemoração com os presentes.

70 anos de celebrações

O rito litúrgico da festa de Santo Inácio de Loyola foi celebrado no Centro MAGIS Anchietanum também em decorrência dos 70 anos de existência da casa e da missão do acompanhamento das juventudes a partir do carisma de Inácio.

A casa, que adentra seu jubileu, tem programações durante todo o ano.

Para conferir o álbum de fotos deste momento clique aqui

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais