Centro MAGIS Anchietanum realiza seminário celebrativo de seus 70 anos

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O evento teve como objetivo refletir as realidades juvenis no pós-pandemia, bem como relembrar a história do Anchietanum no percurso da evangelização de jovens e trazer pistas para bem acompanhar as juventudes

Clara Mabele via Centro MAGIS ANCHIETANUM

Neste ano de 2023, o Centro MAGIS Anchietanum celebra 70 anos de existência! O espaço, que inicialmente foi um Seminário Menor da Companhia de Jesus, atualmente é um centro de juventude que preserva a missão de ser uma presença afetiva e efetiva em meio aos e às jovens. Não há como celebrar o presente e sonhar o futuro de um lugar tão importante sem fazer memória agradecida do caminho percorrido até aqui. Pensando nisso, nos dias 01 e 02 de setembro, foi realizado o Seminário dos 70 Anos do Anchietanum, um caminho de formação, reflexão e aprofundamento desse jubilar que aconteceu no próprio Centro MAGIS, localizado no bairro Sumarezinho, em São Paulo/SP.

Nesses dois dias, em torno de 50 pessoas – entre jovens, jesuítas, colaboradores e parceiros de obras do Núcleo Apostólico e de outras instituições – puderam participar de mesas sobre a realidade juvenil, a história do Anchietanum a partir de diferentes enfoques, a evangelização das juventudes e painéis temáticos.

A programação contou com a assessoria de grandes nomes na área da pesquisa sobre juventudes, como a socióloga Helena Abramo, que, na sexta-feira (01), fez uma análise conjuntural da realidade juvenil, com dados estatísticos e reflexões que nos ajudam a entender as necessidades dos jovens aos quais somos chamados a servir.

No sábado (02), foi possível saborear as palavras e experiências do Pe. Edison de Lima, SJ (Diretor do Anchietanum entre 2006 e 2009), da Vanessa Correia (colaboradora da casa entre 2007 e 2021) e do Pe. Edson Tomé, SJ (atual Diretor do Anchietanum), acerca da história e da missão do Anchietanum na perspectiva da evangelização, da formação e do acompanhamento de jovens, ajudando-nos a contextualizar ainda mais as reflexões realizadas no dia anterior.

A tarde se estendeu com painéis muito ricos sobre saúde mental, justiça socioambiental e povos indígenas; mundo do trabalho e vulnerabilidade; além de projeto de vida e formação integral, todos com o recorte social das juventudes. Para encerrar as reflexões, o Pe. Fábio Antunes (Diretor do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe – Cebitepal / CELAM) dividiu a mesa com o Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, Superior do Núcleo Apostólico São Paulo, para apontarem caminhos e perspectivas em um novo ciclo apostólico no contexto da evangelização das juventudes. O Pe. Contieri afirmou que o seminário foi um “momento de muita gratidão, momento em que a gente também se deixa impulsionar pelos desafios que Deus suscita em cada um para que possamos ser de fato uma fonte de luz para nossos irmãos e irmãs e uma oportunidade para que, recordando afetivamente essa história longínqua, nós possamos nos comprometer a nos aproximar das juventudes de forma afetiva e institucional”.

É importante destacar também que o evento faz parte do processo de planejamento apostólico que é realizado pelo Centro MAGIS Anchietanum para que seja possível fortalecer aquilo que já é bom no acompanhamento, formação e evangelização de jovens e aprimorar aquilo que pode melhor conduzir ao magis na resposta aos apelos das juventudes.

O encerramento do seminário ocorreu na capela, lugar onde se entra para louvar ao Senhor e se sai para amar os irmãos, com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Contieri, SJ, e concelebrada pelos padres Edson Tomé, SJ, e Marcos Vinícius, SJ. Unidos em comunhão, todos os presentes puderam iluminar com a Palavra suas vidas de doação e serviço às juventudes, confirmando no coração o desejo de sempre ajudá-las a construírem futuros cheios de esperança.

Confira mais imagens clicando AQUI.

Assembleia anual da CVX em SP reúne comunidade no Anchietanum

Encontro no Centro MAGIS Anchietanum avaliou 2025, definiu a agenda de 2026 e fortaleceu os laços comunitários com oração, partilha e celebração

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).