Representantes do Centro participaram de reunião da CNBB que fortalece a articulação da Igreja em prol do cuidado com a casa comum, motivados pela Encíclica Laudato Si’
Ronnaldh Oliveira via MAGIS Brasil
com informações de David Cordeiro e REPAM Brasil
Na última segunda-feira (02), aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília/DF, a “Reunião Ampliada de Articulação da Igreja rumo à COP 30”. O encontro, realizado de forma híbrida, destacou a mobilização da Igreja Católica em direção à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em 2025. A Rede Inaciana de Juventude por meio do Centro MAGIS Anchietanum esteve presente remotamente.
Urgência da Conversão Ecológica
Além da Companhia de Jesus, o evento reuniu representantes de pastorais, movimentos sociais, organizações ambientais e outros grupos ligados à Igreja no Brasil. Inspirada pela Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, a reunião destacou a urgência da Conversão Ecológica e do compromisso com o cuidado da casa comum.
Com um enfoque na sinodalidade, os participantes discutiram temas como o cenário atual das mudanças climáticas, experiências de ações concretas realizadas por diferentes grupos e o planejamento de iniciativas futuras. Além disso, foram divididos grupos de trabalhos (formação, educação, incidência e comunicação) os quais vão dar andamento às atividades programas para 2025, como as pré-COPs nos regionais da CNBB, encontro de comunicadores católicos, Cúpula dos povos, romaria da Juventude, Tapiri Ecumênico e outros. Serão também preparados materiais educativos para serem distribuídos nas comunidades, a fim de preparar as lideranças para incidir nos debates da COP30.
Na equipe de Formação
O Centro MAGIS Anchietanum, na divisão das ações, assumiu o grupo de trabalho que refletirá a formação de diversos outros organismos eclesiais acerca da temática.
O encontro reforçou o compromisso da Igreja no Brasil e da própria Companhia de Jesus com a agenda climática global, destacando sua missão de construir uma sociedade mais sustentável e ecológica.