Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum com informações de IPV

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Serviço de Animação Vocacional (SAV-PV), realizou, de sexta-feira (28) a domingo (30), em Caucaia/CE, o II Seminário Vocacional em nível nacional. O encontro proporcionou uma reflexão sobre a animação vocacional no contexto do mundo digital.

Os participantes ressaltaram a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais. Enfatizaram que a cultura e a pedagogia vocacional devem se integrar aos ambientes digitais, reconhecendo essas plataformas como novos territórios de missão. Destacaram a importância de promover relações humanas e uma comunicação fundamentada nos valores do Evangelho.

Desafios em tempos de mudança

Em uma carta divulgada ao final do evento, os participantes reconheceram que os desafios digitais exigem que a animação vocacional responda aos tempos de mudança. Eles sublinharam que a comunicação deve gerar comunhão, sendo fiel aos valores do Evangelho. A carta também destacou a importância de investimentos em pedagogia vocacional nas comunidades, ressaltando que o itinerário vocacional — despertar, discernir, cultivar e acompanhar — deve ser seguro e estimulante para a criatividade pastoral, inclusive nos contextos digitais.

Presença da Rede Inaciana de Juventude e importância

O diretor do Centro MAGIS Burnier, SJ, Irmão Ubiratan Costa, SJ (Irmão Bira) e o diretor do Centro MAGIS Anchietanum e Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, participaram do encontro. Irmão Bira comentou sobre a relevância da participação da Rede Inaciana de Juventudes no evento: “A confirmação de que não podemos caminhar sozinhos. Se queremos uma Igreja ao lado das juventudes, em movimento, precisamos unir forças. Me fez pensar sobre nossa Campanha Inter-redes, em que estamos tentando mobilizar o olhar da província para a cultura vocacional. Em que todos somos responsáveis por acompanhar, animar e ajudar os jovens a construírem seus projetos de vida.”

Ele também destacou a provocação trazida pelo tema do seminário: “Animação vocacional no mundo digital: Desafios e perspectivas. É aí que as juventudes se encontram, nos espaços virtuais. Precisamos aprofundar como podemos avançar para caminhar junto com eles e elas nesse mundo virtual. Atualizar nosso modo de acompanhamento, de escuta qualificada das juventudes, aprendendo com eles, compartilhando com os outros em parceria.”

Evangelização e comunicação

Refletindo sobre os frutos da temática da comunicação digital, Irmão Bira mencionou uma citação do documento do Dicastério para a Comunicação – “Rumo à presença plena”: “Tudo o que fazemos, com palavras e ações, deveria ter em si o sinal do testemunho. Não estamos presentes nas redes sociais para ‘vender um produto’. Não fazemos publicidade, mas comunicamos a vida, a vida que nos foi concedida em Cristo.” Ele acredita que essa reflexão é crucial para os animadores vocacionais ao utilizarem as redes sociais, ajudando os jovens a questionarem e aprofundarem o Princípio e Fundamento de suas vidas.

Peregrinação Jubilar mobiliza agentes na Arquidiocese de São Paulo

Agentes do Centro MAGIS Anchietanum participaram da Peregrinação Jubilar para divulgar a Campanha da Fraternidade 2026

Irmandade dos Homens Pretos recebe Centro MAGIS Anchietanum no mês da consciência negra

Equipe do Anchietanum realizou a entrega das doações arrecadadas na Tarde de Espiritualidade e conheceu a história da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes