Diálogo entre gerações: vocacionados jesuítas visitam casa de saúde e bem-estar em São Paulo

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Diálogo entre gerações: vocacionados jesuítas visitam casa de saúde e bem-estar em São Paulo

No mês vocacional, os jovens acompanhados pela Companhia de Jesus em São Paulo tiveram a oportunidade de testemunhar a felicidade de jesuítas já idosos inseridos na missão de em tudo amar e servir

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

A primeira edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) da Capital Paulista neste segundo semestre foi marcada pela visita à casa de saúde e bem-estar da Companhia de Jesus em São Paulo, onde residem os jesuítas idosos e em tratamento de saúde. Os sete jovens que realizam acompanhamento vocacional a partir do Centro MAGIS Anchietanum chegaram no sábado (05) para participar da Tarde de Espiritualidade promovida pelo Centro.

Com o tema do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação, Graça e Missão – Corações Ardentes e Pés a Caminho”, os jovens puderam refletir sobre o chamado de Deus e a liberdade da resposta. Com assessoria da religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, irmã Maria da Consolação de Matos, IF, e do bispo Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, meditaram e contemplaram seus projetos de vida.

Acompanhamento e convivência

Após a Tarde de Espiritualidade, já dentro da programação do GAVI, um momento de convivência foi proposto. Com direito a pizza e refrigerante, os vocacionados experienciaram um ambiente informal de risadas e familiaridade com o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o membro da equipe vocacional local, o jesuíta Aldeman Neto, SJ, e a irmã Maria da Consolação, IF.

Encontro entre gerações

À luz da importância do diálogo entre as gerações, a equipe vocacional promoveu a participação na Santa Missa e um diálogo com parte da comunidade jesuíta que reside na casa de saúde e bem-estar que abriga sacerdotes e irmãos idosos e em tratamento de saúde.

A intenção foi ouvir dos jesuítas mais antigos suas experiências vocacionais e motivar, a partir da vida, o mês e o ano vocacional.

Na ocasião, além de partilharem suas vocações e o chamado de Deus para serem Companheiros de Jesus, o superior local, padre Valdivino Teixeira, SJ, apresentou a residência e falou da missão específica daquela casa para a província no Brasil.

Gabriel Gomes, que participa do encontro pela segunda vez, ressalta a importância desse tipo de contato: “É o encontro, no presente, da história com o possível futuro da Companhia”.

Despedida na Casa da Reconciliação

O encontro vocacional foi finalizado na Casa da Reconciliação, em São Paulo, ambiente referência nacional para o diálogo inter-religioso e ecumênico da Igreja Católica no Brasil. O motivo da reunião no espaço foi a despedida do vocacionado Iraci Júnior, que partirá para França para estudar.

Veja as fotos dessa atividade clicando aqui

MAGIS ANCHIETANUM REALIZA ESPAÇO PROJETO DE VIDA COM MÓDULO “QUEM SOU EU?”

“Percebo que começo a me apaixonar, também, pela minha existência” – palavras da jovem Sabline Leite Santana, de 26 anos ao concluir o primeiro módulo do Espaço Projeto de Vida

Centro MAGIS Anchietanum promove oficinas de Projeto de Vida na Vila Prudente (SP)

A iniciativa buscou não apenas oferecer conhecimento técnico, mas também promover o empoderamento e a inclusão social dos jovens moradores da Vila Prudente

Centro MAGIS Anchietanum realiza Vigília de unidade dos cristãos

As vésperas da Solenidade de Pentecostes, Centro MAGIS Anchietanum reúne jovens para rezar em prol da unidade dos cristãos

Colaboradores do Centro MAGIS Anchietanum se reúnem na Vila Anchieta para rezar a vida, o chamado e o serviço

Com um grupo de 24 participantes, dentre eles, funcionários e colaboradores externos, a proposta para esses dois dias foi de se debruçar sobre três temas centrais: vida, chamado e serviço.