Diálogo entre gerações: vocacionados jesuítas visitam casa de saúde e bem-estar em São Paulo

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Diálogo entre gerações: vocacionados jesuítas visitam casa de saúde e bem-estar em São Paulo

No mês vocacional, os jovens acompanhados pela Companhia de Jesus em São Paulo tiveram a oportunidade de testemunhar a felicidade de jesuítas já idosos inseridos na missão de em tudo amar e servir

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

A primeira edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) da Capital Paulista neste segundo semestre foi marcada pela visita à casa de saúde e bem-estar da Companhia de Jesus em São Paulo, onde residem os jesuítas idosos e em tratamento de saúde. Os sete jovens que realizam acompanhamento vocacional a partir do Centro MAGIS Anchietanum chegaram no sábado (05) para participar da Tarde de Espiritualidade promovida pelo Centro.

Com o tema do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação, Graça e Missão – Corações Ardentes e Pés a Caminho”, os jovens puderam refletir sobre o chamado de Deus e a liberdade da resposta. Com assessoria da religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, irmã Maria da Consolação de Matos, IF, e do bispo Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, meditaram e contemplaram seus projetos de vida.

Acompanhamento e convivência

Após a Tarde de Espiritualidade, já dentro da programação do GAVI, um momento de convivência foi proposto. Com direito a pizza e refrigerante, os vocacionados experienciaram um ambiente informal de risadas e familiaridade com o Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o membro da equipe vocacional local, o jesuíta Aldeman Neto, SJ, e a irmã Maria da Consolação, IF.

Encontro entre gerações

À luz da importância do diálogo entre as gerações, a equipe vocacional promoveu a participação na Santa Missa e um diálogo com parte da comunidade jesuíta que reside na casa de saúde e bem-estar que abriga sacerdotes e irmãos idosos e em tratamento de saúde.

A intenção foi ouvir dos jesuítas mais antigos suas experiências vocacionais e motivar, a partir da vida, o mês e o ano vocacional.

Na ocasião, além de partilharem suas vocações e o chamado de Deus para serem Companheiros de Jesus, o superior local, padre Valdivino Teixeira, SJ, apresentou a residência e falou da missão específica daquela casa para a província no Brasil.

Gabriel Gomes, que participa do encontro pela segunda vez, ressalta a importância desse tipo de contato: “É o encontro, no presente, da história com o possível futuro da Companhia”.

Despedida na Casa da Reconciliação

O encontro vocacional foi finalizado na Casa da Reconciliação, em São Paulo, ambiente referência nacional para o diálogo inter-religioso e ecumênico da Igreja Católica no Brasil. O motivo da reunião no espaço foi a despedida do vocacionado Iraci Júnior, que partirá para França para estudar.

Veja as fotos dessa atividade clicando aqui

Por uma geração de jovens líderes sem ressentimento

Dimas Oliveira, SJ Nos últimos anos, verificou-se uma onda de agressões verbais, acusações e discursos de ódio que inundou as redes sociais digitais, por conta de discussões ideológicas que tinham como pautas as questões políticas, econômicas, socioambientais etc. Pessoas de diversos estratos sociais apresentaram tais comportamentos, contudo a atuação de algumas lideranças juvenis chamou a […]

Afeto e discernimento marcam etapa formativa em SP 

Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior 

Arraiá do Anchietanum celebra cultura e fé em São Paulo 

O Arraiá do Anchietanum 2025 reuniu 71 pessoas em São Paulo para celebrar a cultura popular e a devoção junina com sustentabilidade e espiritualidade

Jovens da ETE FMC vivenciam módulo do Projeto de Vida 

Atividade com representantes de turma abordou o tema “Contemplar a realidade em que vivo” e integra parceria entre MAGIS Brasil e Rede Jesuíta