Em Tarde de Espiritualidade Anchietanum reflete protagonismo feminino e justiça climática

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Como marco da abertura local da Campanha Nacional Pela Vida de Todas As Mulheres, Centro MAGIS Anchietanum refletiu sobre o protagonismo feminino na luta por justiça climática.

Beatriz Punça via Centro MAGIS Anchietanum

No último sábado (02) aconteceu a abertura local da programação da Campanha Nacional Pela Vida de Todas As Mulheres, que a Rede Inaciana de Juventude realiza já há alguns anos durante o mês de março, se colocando em sintonia com a agenda de Direitos Humanos, que pauta prioritariamente a promoção da vida das mulheres nesse mês marcado pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Inspirados em um dos quatro temas propostos pela Campanha, que é trabalhar questões climáticas, o tema dessa Tarde de Espiritualidade foi “Mulheres e justiça climática: Pela defesa da Criação Divina”. A pastoralista e gestora ambiental Clara Mabeli, foi responsável pela preparação e apresentação dos pontos para a oração pessoal para os/as mais de 30 jovens presentes.

A partir de alguns dados e informações sobre a forma com que a luta por justiça climática é muito protagonizada por mulheres, apesar de serem as mais afetadas, Clara motivou todos/as a refletirem sobre a dignidade de todas as pessoas, gêneros e etnias como imagem e semelhança de Deus, além de abandonar comportamentos violentos e dominadores, assumindo uma atitude de cuidado e equilíbrio, a partir da contemplação do exercício criativo de Deus, ao criar todos os seres.

Oração pessoal e aprofundamento

Após as motivações, todos/as se espalharam pelos arredores da casa para realizarem cerca de 1h de oração pessoal, no qual foi possível internalizar a proposta. Na sequência, realizaram a partilha desse momento em pequenos grupos com acompanhamento.

Na sala das cadeiras coloridas, com a contribuição de Jahzara Oná, que é ativista socioambiental à nível nacional e internacional, trouxe perspectivas de alguns recortes desses impactos climáticos, destacando sobretudo, recortes sociais e raciais nessa pauta. Jahzara propôs ainda, um momento de perguntas entre os/as presentes e seguiu aprofundando a partir das dúvidas e inquietações e de seus relatos pessoais enquanto jovem mulher ativista.

Gesto concreto

No mesmo dia, também foram iniciadas as arrecadações de absorventes, que durará todo o mês de março, como gesto permanente da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres.
Deseja ser um ponto de coleta? Arrecade absorventes em sua paróquia, diocese, grupo e nos entregue até o dia 31/03. O centro receberá as doações de segunda à sábado das 09h00 às 17h30.

Jovens refletem sobre sua identidade e propósito no Espaço Projeto de Vida 

O Centro MAGIS Anchietanum realizou a 1ª Etapa do Espaço Projeto de Vida, um itinerário de três módulos que visa ajudar jovens a aprofundar sua história, realidade e buscas pessoais

Centro MAGIS Anchietanum recebe os Missionários Digitais da CNBB

Encontro de estruturação da Pastoral Digital da Igreja no Brasil

Tarde de Espiritualidade promove reflexão sobre Ecologia Integral no Centro MAGIS Anchietanum

Encontro inspirou jovens a assumirem compromisso com justiça socioambiental e solidariedade David Cordeiro da Silva via Centro MAGIS Anchietanum No sábado (8), cerca de 38 pessoas participaram da primeira tarde de espiritualidade do ano no Centro MAGIS Anchietanum. O encontro, alinhado à Campanha da Fraternidade 2025 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inspirou-se […]

JOVENS PARTICIPAM DE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DURANTE O CARNAVAL

Durante os dias de Carnaval, 89 jovens, vindos de diversos estados brasileiros, participaram dos Exercícios Espirituais para Jovens em Etapas, no Mosteiro de Itaici, vivenciando momentos de oração, contemplação e discernimento na espiritualidade inaciana