Em Tarde de Espiritualidade Anchietanum reflete protagonismo feminino e justiça climática

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como marco da abertura local da Campanha Nacional Pela Vida de Todas As Mulheres, Centro MAGIS Anchietanum refletiu sobre o protagonismo feminino na luta por justiça climática.

Beatriz Punça via Centro MAGIS Anchietanum

No último sábado (02) aconteceu a abertura local da programação da Campanha Nacional Pela Vida de Todas As Mulheres, que a Rede Inaciana de Juventude realiza já há alguns anos durante o mês de março, se colocando em sintonia com a agenda de Direitos Humanos, que pauta prioritariamente a promoção da vida das mulheres nesse mês marcado pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Inspirados em um dos quatro temas propostos pela Campanha, que é trabalhar questões climáticas, o tema dessa Tarde de Espiritualidade foi “Mulheres e justiça climática: Pela defesa da Criação Divina”. A pastoralista e gestora ambiental Clara Mabeli, foi responsável pela preparação e apresentação dos pontos para a oração pessoal para os/as mais de 30 jovens presentes.

A partir de alguns dados e informações sobre a forma com que a luta por justiça climática é muito protagonizada por mulheres, apesar de serem as mais afetadas, Clara motivou todos/as a refletirem sobre a dignidade de todas as pessoas, gêneros e etnias como imagem e semelhança de Deus, além de abandonar comportamentos violentos e dominadores, assumindo uma atitude de cuidado e equilíbrio, a partir da contemplação do exercício criativo de Deus, ao criar todos os seres.

Oração pessoal e aprofundamento

Após as motivações, todos/as se espalharam pelos arredores da casa para realizarem cerca de 1h de oração pessoal, no qual foi possível internalizar a proposta. Na sequência, realizaram a partilha desse momento em pequenos grupos com acompanhamento.

Na sala das cadeiras coloridas, com a contribuição de Jahzara Oná, que é ativista socioambiental à nível nacional e internacional, trouxe perspectivas de alguns recortes desses impactos climáticos, destacando sobretudo, recortes sociais e raciais nessa pauta. Jahzara propôs ainda, um momento de perguntas entre os/as presentes e seguiu aprofundando a partir das dúvidas e inquietações e de seus relatos pessoais enquanto jovem mulher ativista.

Gesto concreto

No mesmo dia, também foram iniciadas as arrecadações de absorventes, que durará todo o mês de março, como gesto permanente da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres.
Deseja ser um ponto de coleta? Arrecade absorventes em sua paróquia, diocese, grupo e nos entregue até o dia 31/03. O centro receberá as doações de segunda à sábado das 09h00 às 17h30.

Centro MAGIS Achietanum realiza Tarde de Espiritualidade com temática pascal

Ao convidar os presentes a rezarem a partir da vida com o Cristo Ressuscitado, o Centro MAGIS oportunizou os presentes a uma fé enraizada no compromisso com o próximo

Relação filial com Deus: Anchietanum realiza Escola dos Afetos

Os 30 jovens envolvidos terão mais três módulos durante o ano

Centro MAGIS Anchietanum realiza Escola da Fé para jovens

“Toda celebração cristã é memorial da Páscoa de Jesus Cristo e, nesse sentido, contém elementos de festa pascal. Entretanto, para que as comunidades cristãs e cada pessoa possa realmente fazer da sua vida uma Páscoa contínua, cada ano a Igreja retoma o costume de consagrar com mais intensidade um tempo especial para preparar e celebrar a memória da morte e ressurreição de Jesus” destaca Pe. Creômenes, SJ.

Já está disponível o Roteiro de vivências comunitárias para jovens na Semana Santa

A partir da estrutura do Ofício Divino e envolvidos pela Espiritualidade Inaciana, convidamos a todos e todas a baixarem este roteiro!