Atividade une Eneagrama e Espiritualidade Inaciana para aprofundamento do autoconhecimento e da fé
Caio José Vieira via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Daniele Batista de Sousa
O encontro começou na sexta-feira (29/11) e terminou domingo (01/12), no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, nesse retiro realizou-se o encerramento do módulo 4 da Escola dos Afetos, intitulado “Contemplativos na Ação.” A iniciativa reuniu 18 participantes de diferentes cidades do estado de São Paulo, oferecendo um espaço para oração, partilha e dinâmicas fundamentadas no Eneagrama e no itinerário espiritual de Santo Inácio de Loyola.
Integrar autoconhecimento na Espiritualidade Iniciana
Criada há cerca de quatro anos, a Escola dos Afetos tem como objetivo integrar o autoconhecimento e a espiritualidade inaciana, ajudando os participantes a ordenar os afetos e a identificar os apelos de Deus em suas vidas. Neste módulo específico, foram contemplados os temas da Cruz, da Ressurreição de Cristo e da Contemplação para alcançar o amor, abordando as terceira e quarta semanas dos exercícios espirituais. A programação contou com momentos de oração pessoal e comunitária, convivência em grupo e dinâmicas conduzidas por jovens colaboradores, com a presença da equipe de pastoral e assessoria do Diretor do Centro Padre Edson Tomé Pacheco, SJ.
Para Neivan Rubens, 33 anos, de São Paulo/SP, o encontro foi uma experiência ímpar: “Utilizar o Eneagrama e a Espiritualidade Inaciana torna esse caminho de autoconhecimento muito intenso e profundo. Mesmo lidando com as diversas dores do crescimento, nos sentimos amados e consolados por Deus nas orações, tornando o processo mais leve para se experienciar. Não posso esquecer de toda a equipe que faz esse projeto, que é muito comprometida e atenciosa.
“Termino o último módulo com a leveza de quem conseguiu dar nome às coisas e se perceber, primeiramente, como filha amada de Deus. De um Deus que é Rei, mas que também é um querido amigo, que me acompanha nesse caminho de percepção e superação de meus afetos e desafetos”, disse Técia Alves, 30 anos, São Paulo/SP.
Com o encerramento deste módulo, a Escola dos Afetos reforça sua missão de oferecer um espaço de encontro consigo mesmo, com o outro e com Cristo. O Centro MAGIS Anchietanum segue comprometido em promover iniciativas que contribuam para o crescimento humano e espiritual de jovens e adultos, já planejando novas atividades para o próximo ano.