Escola dos Afetos realiza 3º módulo no Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro reuniu 17 jovens de São Paulo para aprofundar o autoconhecimento e a Espiritualidade Inaciana, com foco no Eneagrama e no tema do Chamamento.

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Daniele Batista de Sousa

O Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP, sediou o terceiro módulo da “Escola dos Afetos: Espiritualidade Inaciana e Eneagrama” no final de semana dos dias 28 e 29 de setembro. O encontro reuniu 17 jovens que já têm contato com os Exercícios Espirituais (EE), com o objetivo de aprofundar a experiência espiritual e o autoconhecimento através do Eneagrama. A temática central foi o Chamamento: quem é Deus e quem somos nós, suas criaturas amadas e chamadas por Ele.

Programação envolveu oração e atividades lúdicas

A programação incluiu momentos de oração comunitária, orações pessoais, grupos de partilha e atividades lúdicas que facilitaram a compreensão e vivência do tema. Aspectos específicos do Eneagrama, como subtipos e asas, também foram abordados, enriquecendo o processo de autoconhecimento dos participantes. O encontro foi organizado e conduzido por uma equipe de colaboradores do Centro, sob a direção do Padre Edson Tomé, SJ. Os facilitadores trouxeram suas experiências com o Eneagrama e a Espiritualidade Inaciana para fortalecer a caminhada formativa.

Eneagrama no processo formativo dos jesuítas

Eneagrama, que integra o processo formativo dos jesuítas, foi incluído nas atividades do Centro por sua valiosa contribuição ao autoconhecimento e ao desenvolvimento espiritual. Esta terceira edição do módulo proporcionou aos jovens participantes uma oportunidade de trabalhar a dimensão dos afetos, unindo oração e autopercepção, em um ambiente de partilha e reflexão.

Para Hanelle Cristina Rodrigues Medeiros, de 32 anos, a experiência foi transformadora: “O terceiro módulo foi uma chave fundamental para completar ainda mais a minha personalidade… me conhecer com a espiritualidade traz a dualidade de se conhecer e se reconhecer em mim mesma através da minha história e minha fé”, disse, expressando sua gratidão pela experiência. Já Aparecida da Silva Pinto, de 37 anos, destacou a profundidade do autoconhecimento proporcionado pelo Eneagrama: “Conhecer o Eneagrama permite-me conhecer parte de mim mesma trazendo um sentido significativo no meu modo de ser.”

Próximos passos

O encontro, que encerrou com uma missa no domingo (29), reforçou a importância da jornada espiritual associada ao autoconhecimento. Agora, os participantes aguardam os próximos passos dessa experiência formativa, que promete continuar gerando frutos em suas vidas pessoais e espirituais.

Veja mais algumas fotos do encontro:

Fotos: Comunicação Jesuítas Brasil

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais