Jovens vivem integração entre espiritualidade e compromisso social em Experiência MAGIS
David Cordeiro e Giovani do Carmo
via Centro MAGIS Anchietanum
Entre os dias 15 e 19 de janeiro, 14 jovens participaram da Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural, realizada no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo/SP. A iniciativa teve como objetivo promover uma vivência integradora de espiritualidade inaciana, formação sociopolítica e compromisso social.
No decorrer dos cinco dias de Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural, os 14 jovens participantes estiveram envolvidos em várias atividades, dentro e fora do Centro MAGIS Anchietanum. Além disso, as orações comunitárias, conduzidas pelos colaboradores voluntários e contratados do Centro MAGIS Anchietanum, levaram os jovens a vivenciarem esta experiência a partir da espiritualidade inaciana.
Vinícius, coordenador de projetos na Ação Social Franciscana (SEFRAS), como responsável pelo Projeto Juventudes, apresentou a missão e a atuação da SEFRAS para os jovens, o que permitiu compreender o contexto de inserção social. Outro destaque foi o momento da Análise de Conjuntura foi realizado em formato de roda de conversa, na qual a professora da FGV Direito Dra. Luciana e o Coordenador de Trabalho Migratório da Cáritas São Paulo proporcionaram aos jovens o contato com ferramentas de análise crítica da realidade da população de rua e da situação de migrantes e refugiados na cidade de São Paulo.
Os jovens também visitaram o Memorial da Resistência, a visita auxiliou o grupo a compreender de forma concreta as raízes profundas da violência presente no contexto brasileiro e, sobretudo, paulistano. No final do dia de sábado, sob a mediação do colaborador voluntário Filipe, os jovens puderam refletir sobre as origens pretas da cidade de São Paulo e as transformações ocorridas na cidade que recorrentemente perpetram o pagamento da memória afro-brasileira.
Na manhã de domingo, os jesuítas Padre Luís Corrêa e Padre Francys Silvestrini conduziram momentos formativos nos quais foram trabalhadas as temáticas do cuidado pastoral de pessoas LGBT+ e a dimensão da comensalidade como elemento antropológico e, por isso, teológico fundamental. O humano é lugar teológico!
A programação incluiu ainda no domingo (19), a participação dos jovens na Celebração Eucarística na Paróquia São Luís Gonzaga. Pe. Gustavo e os paroquianos que estavam na Santa Missa, realizaram uma calorosa acolhida aos jovens e à coordenação do Centro MAGIS Anchietanum, através de suas orações. Foi um momento de testemunho para toda a comunidade paroquial.
Esses dias foram marcados por uma profunda integração entre formação, espiritualidade e compromisso social. As diversas atividades vivenciadas pelos jovens, tanto no âmbito reflexivo quanto prático, proporcionaram uma imersão significativa nas realidades socioculturais da cidade de São Paulo. O diálogo com especialistas, as visitas a espaços de memória e as celebrações comunitárias fortaleceram neles a consciência crítica, o senso de justiça e a espiritualidade encarnada, elementos essenciais para uma vivência transformadora da fé. Esse itinerário de formação reafirma o compromisso do Centro MAGIS Anchietanum com a construção de uma juventude mais engajada, solidária e atenta aos desafios do nosso tempo.