Ezequiel: Um profeta que nos inspira

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Teóloga Alessandra Custódio

A Igreja no Brasil tem há 53 anos o cuidado e a preocupação de ajudar cada vez mais na evangelização e de fazer com que Deus seja uma vez mais conhecido e amado por todos. Através de um mês totalmente dedicado a um estudo específico da Sagrada Escritura, podemos assim fazer a experiência do conhecimento e do aprofundamento de nossa fé.

Neste mês de setembro, o profeta Ezequiel é aquele que nos ajuda a fazer a experiência deste Deus presente na vida do seu povo. Nos apresenta um Deus não ausente e sim totalmente inserido, mergulhado na história e no tempo.

Para Ezequiel, Deus é o Deus da Presença, Deus conosco. Nada pode nos afastar da sua presença, mesmo em meio às dificuldades e crises. Ele está inserido na história humana e na história pessoal de cada um de nós. Se faz caminho, se faz caminheiro junto aos passos da pessoa humana.

A experiência fundante na vida dos profetas nos faz perceber que este Deus encurta sua distância com o ser humano a partir do momento que escuta o clamor de seu povo (Ex. 3,7-8), desce para estar com ele e permite que este entre em diálogo com Ele. A Palavra arde (Lc. 24,32) em nossos corações e se faz viva e eficaz em nosso caminho.

A revelação de Deus ao seu povo se manifesta na Palavra; além desta Palavra, na autêntica autocomunicação divina, somos chamados a dialogar com Ele. A relação dialógica entre duas pessoas supõe obrigatoriamente a imersão: “Não se pode permanecer na praia contemplando as espumas, as ondas; deve-se correr o risco, atirar-se na água e nadar.” (Buber, 2005)

O profeta Ezequiel, em meio a um momento de profunda crise, de exílio, de total isolamento, experimenta a experiência indescritível de um Deus que não abandona seu filho, a ponto de impactar todos os seus conceitos e transformar sua vida. Somente aquele que se dispõe a um despojamento verdadeiro de si mesmo consegue perceber, mesmo diante de uma desesperança, que a manifestação divina se dá no chão da dura realidade, que não se passa despercebida, mas é profundamente iluminada pela presença daquele que é o verdadeiro iluminador do sofrimento humano.

O totalmente outro não é Outro de nós, mas totalmente inserido na realidade humana. Sente e sofre com aqueles que padecem, desce para ouvir, mas também para levantar aqueles que estão caídos e que caem cada dia. É da Palavra que tiramos toda a força e vivacidade daquele que prometeu caminhar com seus até os fins dos tempos (Mt. 28,20).

Não há como não se inebriar e se encantar com Deus encarnado na história. “Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm. 11,33) Já São Paulo, na sua carta aos Romanos, encantado com a grandeza, percebeu que sua inacessibilidade não era intocável, e sim um convite para mais adentrar e perceber sua presença inesgotável que caminha conosco, mesmo quando não o percebemos.

Ezequiel é um profeta que nos inspira a perceber que, em meio a tantas tribulações que vivemos, Deus está presente.

A você, jovem, que caminha às vezes incerto e por alamedas escuras, não há escuridão e dificuldades que Deus não conheça. Não há trevas que não se possa acender uma luz e não há sofrimento que não se possa sentir o alívio do Coração manso e suave (Mt. 11,29) que é Deus. É preciso deixar-se amar pelo Deus que é amor-presença, que perscruta nossos corações, e deixar que Ele entre e tome conta de nós. Que em Suas mãos esteja tudo de nós para que possamos ser o nós no Tudo que é Ele.

Deus conosco!

Curso de Eneagrama fortalece formação no Anchietanum 

Parceria com os Dehonianos proporcionou aprofundamento cristão e autoconhecimento para jovens em São Paulo Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim  O Curso de Eneagrama reuniu 28 participantes no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, no dia 5 de julho de 2025. A formação foi conduzida pelos padres Dehonianos Daniel e José Ronaldo, do […]

Anchietanum realiza retiro de envio para colégio das Irmãs Salesianas 

Centro MAGIS Anchietanum conduz experiência de espiritualidade e envio no Colégio Instituto Coração de Jesus  Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim No dia 5 de julho, o Centro MAGIS Anchietanum realizou um retiro de envio para a Semana Missionária com estudantes do Colégio Instituto Coração de Jesus, em Santo André (SP). A atividade […]

Inserção Sociocultural une colégios jesuítas em SP 

Experiência MAGIS promove trabalho em rede, espiritualidade e compromisso social entre jovens de quatro colégios da Companhia de Jesus  Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim Entre os dias 30 de junho e 6 de julho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP), sediou a Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural dos […]

Por uma geração de jovens líderes sem ressentimento

Dimas Oliveira, SJ Nos últimos anos, verificou-se uma onda de agressões verbais, acusações e discursos de ódio que inundou as redes sociais digitais, por conta de discussões ideológicas que tinham como pautas as questões políticas, econômicas, socioambientais etc. Pessoas de diversos estratos sociais apresentaram tais comportamentos, contudo a atuação de algumas lideranças juvenis chamou a […]