Encontro encerrou, em 6 de dezembro, mais uma etapa da formação contínua de colaboradores voluntários do Centro MAGIS Anchietanum, com aprofundamento dos Exercícios Espirituaisne
Alessandra Custódio via Anchietanum
No dia 6 de dezembro de 2025, concluímos mais uma etapa da formação contínua do grupo de colaboradores voluntários do Centro MAGIS Anchietanum. Neste ano, o grupo pôde aprofundar temáticas ligadas aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e ao Acompanhamento de jovens. Assim, a proposta reafirma o cuidado com a missão dos acompanhantes de jovens no serviço pastoral e espiritual.
PERCURSO FORMATIVO E OBJETIVOS DO CENTRO
Os objetivos estratégicos e operacionais do Plano Apostólico do Centro ressaltam a importância de um programa formativo contínuo para todos os colaboradores. Isso vale tanto para aqueles de longa trajetória quanto para os que estão iniciando seu caminho. Atentos aos apelos presentes no documento e às orientações do Corpo Apostólico da Companhia de Jesus, elaboramos um percurso formativo com temas pertinentes à realidade juvenil e ao serviço de acompanhamento.
A formação contou ao longo deste ano com a colaboração de diversos assessores das redes. Eles ajudaram o grupo a refletir, rezar e aprofundar os conteúdos propostos. Neste último bloco, tivemos a presença da leiga Benê Massaro. Sua extensa experiência e dedicação à formação de leigos engajados no acompanhamento de jovens enriqueceram o processo.
PRINCÍPIO E FUNDAMENTO NOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
Com seu vasto conhecimento, Benê contribuiu de maneira significativa para o aprofundamento do Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. A leiga e colaboradora Néia Aparecida Antonio acolheu o grupo nas primeiras horas que antecederam a formação. Ela conduziu um profundo momento de oração e silêncio. Nesse tempo, cada participante foi convidado a refletir, meditar e contemplar o caminho percorrido em sua vida de oração.
Logo em seguida, a assessora Benê iniciou a formação afirmando: “O Princípio e Fundamento não é apenas uma introdução à Primeira Semana dos Exercícios, mas uma porta de entrada para todo o itinerário a ser vivido pelo exercitante”. Ela ressaltou que, nesse trecho, encontramos a síntese de todo o caminho proposto pelos Exercícios Espirituais.
De acordo com o Guia Inspirador do MAGIS Brasil, sua finalidade é:
- Ajudar os jovens a compreenderem o caminho dos Exercícios Espirituais, a partir da busca pelo sentido mais profundo da vida humana.
- Proporcionar um momento privilegiado para a experiência do amor de Deus Criador, que fundamenta e orienta a existência.
No Princípio e Fundamento, somos chamados a conduzir o jovem à oração sobre três dimensões essenciais:
- A criação – o gesto amoroso do Deus criador;
- O sentido e o fim da vida humana e de todas as criaturas;
- A relação do ser humano com as criaturas, iluminada pelos princípios do tanto quanto, da indiferença (liberdade interior) e do magis.
Desse modo, o/a exercitante é levado/a reconhecer sua identidade mais profunda: ser criatura amada e querida por Deus. Como nos recordam os Exercícios Espirituais: “O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e, assim, salvar-se.”
EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E ENCERRAMENTO
Na parte da tarde, os colaboradores participaram de uma experiência prática. Nela, foram apresentados casos reais de acompanhamento espiritual. Nesses exercícios, o/a acompanhante é convidado/a a ser presença de escuta, acolhimento e discernimento. Dessa forma, ajuda cada jovem a perceber as luzes que Deus oferece para o seu caminho.
Encerramos este dia profundamente gratos pela oportunidade de participar do tempo de formação oferecido pelo Centro. Ele foi destinado tanto aos colaboradores quanto aos assessores que, ao longo deste ano, compartilharam generosamente sua experiência de vida, sabedoria e dedicação nos Exercícios Espirituais e no acompanhamento. Cada contribuição, feita com amor e zelo, enriqueceu nosso percurso e fortaleceu nossa missão de guiar e apoiar os jovens em seu crescimento espiritual.
Desejamos que esta formação seja sempre um caminho de aprofundamento, reflexão e compromisso. Que ela ilumine o serviço daqueles que se dedicam ao acompanhamento espiritual. Que cada aprendizado se transforme em prática. E que todos sintam-se fortalecidos para continuar contribuindo com generosidade, paciência e discernimento no cuidado e orientação dos jovens, especialmente os acompanhantes de jovens.


