Formação une colaboradores em missão de escuta e cuidado com jovens

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Centro MAGIS Anchietanum realiza encontro para fortalecer a missão de acompanhamento espiritual por meio da escuta, da oração e da formação continuada

Guilherme Freitas via Anchietanum
com informações de David Cordeiro

No último sábado, 24 de maio de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum promoveu o primeiro encontro do Programa de Formação Permanente de Acompanhamento, reunindo 20 colaboradores voluntários. A iniciativa busca integrar e capacitar pessoas comprometidas com a missão de acompanhar jovens a partir da espiritualidade inaciana, respondendo às diretrizes do Plano Apostólico 2024–2027 da instituição.

A atividade foi pensada como resposta concreta ao objetivo de “promover a integração e a formação do corpo apostólico”, valorizando o protagonismo de leigas, leigos e religiosos que atuam diretamente na frente Juventude e Vocações.

O dia começou com um café fraterno e oração conduzida pela colaboradora voluntária do Anchietanum, Néia Aparecida Antônio. Em seguida, a gerente do Centro, Alessandra Custódio, e o colaborador voluntário, Leonardo Silva, apresentaram a proposta do programa de formação. O momento contou com partilhas em grupo e plenária.

No período da tarde, Leonardo Silva, juntamente com o coordenador de pastoral, David Cordeiro, explicaram o modelo de acompanhamento nas etapas dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). O atual Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil e Diretor da Rede Servir, padre Laercio Lima, SJ, trouxe uma reflexão sobre o “inspirar-se na própria vocação para acompanhar outras vocações”. O encontro terminou com oração pessoal orientada pelo colaborador voluntário, Dicler Cardoso, e o envio realizado por Alessandra.

Para a colaboradora voluntária Sara Ferreira, a formação foi um tempo de escuta dos apelos do tempo presente: “É o encontro de dois apelos: o primeiro é o apelo dos tempos, de que hoje e sempre os acompanhantes vinculados à Casa estejam aptos a exercer esse apostolado, e que foi sabiamente percebido e ouvido pela equipe do Anchietanum. O segundo é o apelo pessoal de estar nessa comunidade que se forma de homens e mulheres que querem amar e servir os jovens pelo modo inaciano.”

O programa de formação terá continuidade, promovendo o amadurecimento espiritual e pastoral daqueles e daquelas que se colocam a serviço da juventude, ajudando-os a serem, com os jovens, construtores de um futuro de esperança.

Tarde de Espiritualidade de Fevereiro

Iluminados pela frase de Leão XIV, o Centro MAGIS Anchietanun realiza a abertura de seu ano pastoral e a primeira Tarde de Espiritualidade do ano. Somos convidados a iniciar este caminho deixando-nos conduzir por uma paz que desarma, reconcilia e transforma. À luz da Palavra, queremos rejeitar as lógicas de violência e guerra, abraçando uma […]

Partilhas do Advento e Natal fortalecem a esperança 

Encontros online reuniram jovens e adultos de diversas partes do Brasil para aprofundar a vivência espiritual do Advento e do Natal, à luz do Jubileu da Esperança 

Lucernário 2026

Participe conosco do 1° Lucernario que marca o início desse novo ano! Convide seus amigos e pessoas queridas. Se inscreva! Formulário de Inscrição Lucernario 2026 Δ TERMO DE CONSENTIMENTO PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS Este termo de consentimento foi elaborado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Consoante ao artigo 5º inciso […]

Comunidade celebra frutos do ano pastoral no Anchietanum

Missa, Pastoril de Natal e confraternização marcaram o encerramento do ano pastoral em São Paulo