Experiência MAGIS promove trabalho em rede, espiritualidade e compromisso social entre jovens de quatro colégios da Companhia de Jesus
Por Guilherme Freitas com informações de Pedro Marim
Entre os dias 30 de junho e 6 de julho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP), sediou a Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural dos Colégios 2025. A atividade reuniu 26 estudantes e 7 pastoralistas de quatro colégios da Companhia de Jesus, fortalecendo a inserção sociocultural como caminho de formação integral, espiritualidade e compromisso com a justiça.
Formação, espiritualidade e serviço em rede
Participaram da experiência os colégios Anchieta (RJ), Catarinense (SC), São Luís e São Francisco Xavier (SP). A programação teve início com momentos de oração, celebração e formação sobre a realidade urbana e social da metrópole paulistana.
Ao longo da semana, os jovens foram divididos em grupos e inseridos em três frentes de ação social por meio de uma parceria com o SEFRAS – Ação Social Franciscana, organização que há mais de 25 anos atua em São Paulo no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. As ações ocorreram em três obras: Casa Franciscana, Chá do Padre e Recifran.
Além da imersão social, os estudantes também visitaram o Pateo do Collegio, marco da presença jesuíta em São Paulo.

Depoimentos que refletem transformação
“A experiência marca a vida dos nossos jovens, porque eles viveram solidariedade, amizade, serviço e reflexão sobre a realidade social de uma grande metrópole como São Paulo”, destacou o Pe. Edson de Lima, SJ, Diretor do Colégio São Luís.
Segundo o Irmão Jorge de Paula, SJ, Diretor do Colégio São Francisco Xavier, “essa experiência vai se projetar na vida desses jovens, que vão levar o que viveram para suas famílias e comunidades”.
“Uma experiência fecunda que demostra que o Reino está no meio de nós. Somos Agradecido por todos os jovens dos colégios, pelas equipes de pastoral que construíram essa experiência conjuntamente e o Sefras que nos acolheu durante essa semana juntamente com a comunidade religiosa dos franciscanos.” reforçou o Pe. Edson Tomé, atual Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil e Diretor do Centro MAGIS Anchietanum.
Os estudantes também compartilharam suas impressões:
“Foi uma das melhores experiências que tive na vida. Aprendi coisas que mudaram e marcaram minha caminhada.”
— Guilherme Lisboa, Colégio São Luís (SP)“Eu participei da Casa Franciscana. Foi muito bom poder ajudar e sair da minha zona de conforto.”
— Lucas Cunha, Colégio Catarinense (SC)“Convivemos com realidades diferentes e ajudamos pessoas. Foi muito gratificante.”
— Giulia Contieri e Gabriela Palleto, Colégio São Francisco Xavier (SP)“Eu acho que todo mundo merece vir e participar dessa experiência, porque realmente mexe e acende algo em você.”
— Natália Sarno, estudante do Colégio Anchieta (RJ)
Conclusão com celebração e missão
A atividade foi encerrada com uma missa presidida pelo Pe. Edson Tomé, SJ, e concelebrada pelos demais jesuítas presentes. O momento celebrou a missão vivida e fortaleceu os laços entre as redes MAGIS Brasil e a Rede Jesuíta de Educação.
A Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural está alinhada à missão da Rede Inaciana de Juventude, que através do Programa MAGIS Brasil busca promover uma juventude comprometida, espiritualizada e inserida nas realidades sociais do país. A iniciativa reforça o trabalho em rede como um caminho estratégico de formação e evangelização, inspirado nas Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.




Veja também: