Reunião virtual com o SPM e as Carmelitas Missionárias definiu uma primeira ação conjunta para fevereiro de 2026, com foco em espiritualidade e cuidado
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim
No dia 1º de dezembro de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum realizou uma reunião virtual com o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e as Carmelitas Missionárias para fortalecer a parceria com migrantes em São Paulo. Participaram do encontro a Secretária da Diretoria Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes e Articuladora pelo Serviço Pastoral dos Migrantes em São Paulo, Marlucia Silva Vieira, a Superiora da Comunidade da Carmelitas Missionárias, Ir. Gabriela Fernanda Barría, e os membros da Equipe de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, Pedro Marim e David Cordeiro. A conversa aconteceu no período da tarde, e teve como objetivo estreitar laços e abrir caminho para ações conjuntas.
PRIMEIRA AÇÃO CONJUNTA SERÁ EM FEVEREIRO DE 2026
Durante o diálogo, as equipes definiram a primeira iniciativa em comum: a realização de uma Tarde de Espiritualidade, prevista para fevereiro de 2026, como primeiro gesto concreto da parceria. A proposta será construída em conjunto com o SPM e as Carmelitas Missionárias, com atenção ao território da região metropolitana de Guarulhos (SP).
Além disso, o encontro foi um espaço para alinhar expectativas e reconhecer desafios vividos por comunidades migrantes. Dessa forma, a articulação busca criar ambientes de acolhida, esperança e fortalecimento comunitário.
ESCUTA DO TERRITÓRIO E CUIDADO COM MULHERES E CRIANÇAS
Ao longo da reunião, os membros do Anchietanum também conheceram mais de perto a atuação das Carmelitas Missionárias no atendimento pastoral a mulheres migrantes. A partilha ampliou o olhar sobre realidades marcadas por vulnerabilidades e pela falta de políticas públicas adequadas, especialmente em áreas periféricas em crescimento desordenado.
Em depoimento sobre o território, Ir. Andreia Aparecida dos Reis que faz parte dos projetos desenvolvidos entre as Carmelitas e o SPM, destacou que as pessoas atendidas pelos projetos são “irmãos e irmãs nossas que buscam dignidade para seus filhos e filhas”. Ela também relatou desafios ligados à alfabetização, à presença de crianças e adolescentes com dificuldade de acesso ao básico e a situações de dependência de álcool e outras drogas. Por isso, segundo ela, o trabalho local se concentra em crianças e mulheres, com ações como lazer, esporte e atividades manuais, mantendo sonhos e projetos que dependem de apoio para seguir: “Gratidão por querer fazer parte da vida do povo das Malvinas”.
CAMINHOS PARA NOVAS INICIATIVAS E COMPROMISSO COM A MISSÃO
A partir do que foi partilhado, as instituições seguiram articulando ideias para iniciativas futuras, com foco em reduzir desigualdades e sustentar redes de cuidado. Assim, a parceria com migrantes se consolida como um passo concreto para ampliar a presença pastoral e comunitária junto a pessoas em mobilidade, fortalecendo vínculos e promovendo dignidade.
Ao conectar espiritualidade e ação social, o Centro MAGIS Anchietanum reafirma o compromisso da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil com juventudes e territórios vulnerabilizados, em sintonia com a missão de promover justiça, acolhida e esperança onde a vida mais precisa.


