Vocação, graça e missão: MAGIS Anchietanum realiza Tarde de Espiritualidade com a presença de Bispo referencial da CNBB

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

“Deus chama amando e nós agradecidos respondemos amando”, recordou Dom Ângelo Mezzari, RCJ, em diálogo aberto com as juventudes

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

A agenda do segundo semestre do Centro MAGIS Anchietanum começou com oração, meditação, contemplação e partilha do tema: “Vocação, Graça e Missão – Corações ardentes e pés a caminho”. Na Tarde de Espiritualidade, realizada todo primeiro sábado de cada mês, em unidade com a Igreja no Brasil, a temática vocacional foi refletida com os mais de 50 jovens de várias localidades do estado de São Paulo que estavam presentes.

Ele caminha conosco

Na primeira parte da tarde, a religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, ir. Maria da Consolação de Matos, FI, assessorou o momento de motivação para a oração. Refletindo sobre a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (cf Lc 24 – 13,35), a irmã contribuiu com os pontos de oração. “Quando acordamos pela manhã, precisamos ter o costume de dizer: fica conosco Senhor”. Ainda, questionou os presentes acerca do que “faz arder o coração” de cada um. “Nossa fé contempla a certeza de que, para nos salvar, nosso Deus caminha conosco”, disse.

Após o tempo dedicado à oração pessoal, os jovens partilharam em grupos os frutos da oração contemplada.

Vocação é graça, dom de Deus

Já no segundo período da programação, foi a vez do Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Mezzari, RCJ, dialogar com o público.

Dom Ângelo Mezzari, RCJ em diálogo aberto com as juventudes / Foto: Ronnaldh Oliveira

Em uma conversa de pouco mais de 50 minutos, o também bispo auxiliar de São Paulo, trouxe o texto-base do Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023, com o tema do III Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação Graça e Missão – Corações Ardentes e Pés a Caminho”. Incluindo experiências pessoais, abordou o tema de forma lúdica e bem-humorada.

Aconselhando os jovens, afirmou que a vocação é um diálogo entre a escolha de Deus e a liberdade humana. Exortou, porém, que “todo fracasso vocacional é dado quando se vai para a missão e não se leva Jesus”.

Por fim, para concluir a primeira Tarde de Espiritualidade do segundo semestre, ao lado do Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, o bispo presidiu a Eucaristia que já celebrou a festa da Transfiguração do Senhor.

Para conferir as fotos desse dia, clique aqui.

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais