Centro MAGIS Anchietanum celebra 70 anos de acompanhamento das juventudes

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Mais de 90 pessoas entre jesuítas, colaboradores e jovens renderam graças a missão do Centro ao longo de sete décadas de atuação

Jenniffer Silva – Via MAGIS Brasil

No sábado (16), o Centro MAGIS Anchietanum concluiu seu ano jubilar em missa presidida pelo Coordenador do Núcleo Apostólico São Paulo, Padre Edison de Lima, SJ, com a presença de jovens, colaboradores e frequentadores da casa ao longo de 70 anos de história.

Durante o ano de 2023, as celebrações foram divididas em três períodos: Memória Agradecida, Presença e Dom e Ação de Graças. Em cada uma delas, buscou-se rememorar as pessoas, momentos, a vida e missão do Centro, além de refletir seu papel de acompanhamento das juventudes, visando o planejamento apostólico para os próximos anos.

MEMÓRIA E GRATIDÃO

Os jovens, frequentadores e colaboradores do Centro foram homenageados na pessoa de Maria Domingas, a Dona Maria, que ao longo de 32 anos, dedicou sua vida aos cuidados do Centro MAGIS Anchietanum e de todos os que passaram pelas atividades propostas.

Em 1953, Beatriz Galvão confiou o terreno onde foi construído o Centro MAGIS Anchietanum aos jesuítas para que nesse espaço, os religiosos promovessem o acompanhamento vocacional dos jovens. Com esta memória, Padre Marcos Sacramento, SJ, que conclui neste ano sua missão como responsável pelo Plano de Candidatos da Companhia de Jesus, também foi homenageado, representando todos os sacerdotes que se dedicaram e, ainda se dedicam, ao serviço vocacional das juventudes.

ACOMPANHAMENTO DAS JUVENTUDES

Em sete décadas de atuação, o Centro, que é um dos primeiros espaços dedicados às juventudes no Brasil e um dos mais antigos e consolidados, promovendo diversas ações nas áreas de espiritualidade; formação humana, pastoral e sociopolítica; arte e cultura; voluntariado e inserção social; assessoria a grupos de jovens; defesa de direitos; e pesquisa sobre o mundo juvenil, sendo referência não só para a Companhia de Jesus e sociedade no País, mas também em toda a América Latina.

Tamanho é um impacto do trabalho desenvolvido pelo Centro ao longo dos anos que a obra da Companhia de Jesus recebeu no mês de dezembro dois significativos reconhecimentos: o Selo “Direitos Humanos e Diversidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, na categoria “Juventudes”.

O segundo reconhecimento se deu com a instalação da placa que integra o local ao Inventário de Memória Paulistana, oferecido pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em reconhecimento por sua atuação de promover reuniões preparatórias e eventos para pessoas com deficiência em 1981, em que celebrou-se o Ano Internacional da Pessoa Deficiente, o emplacamento traz visibilidade ao imóvel, reconhecendo-o como parte da história da cidade.

Perpetuinter reúne jovens para consagração definitiva em SP 

Encontro no Centro MAGIS Anchietanum aprofundou os conselhos evangélicos com jovens formandos da Vida Consagrada 

Experiência MAGIS fortalece fé e compromisso social dos jovens

Vivência formativa e espiritual promoveu convivência simples e serviço nas fronteiras sociais de São Paulo

Tarde de Espiritualidade abre Ano Pastoral no Anchietanum

Encontro reuniu 51 jovens e adultos em São Paulo para refletir sobre “uma paz desarmada e desarmante” e marcar o início das atividades do Centro MAGIS Anchietanum

Curso de ENEAGRAMA

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento e de construção de relações. É composto por nove pontos que representam nove tipos de personalidades. Além da identificação com um tipo as pessoas são estimuladas a perceber como suas relações pessoais são construídas. Esta ferramenta proporciona uma grande oportunidade para o crescimento pessoal e comunitário, pois ajuda […]