Colaboradores do Centro MAGIS Anchietanum se reúnem na Vila Anchieta para rezar a vida, o chamado e o serviço

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

“Rezar o Princípio e Fundamento em comunhão com os que assumem a missão de colaborar com essa casa foi uma oportunidade de partilhar esperanças, sonhos e ouvir a voz de Deus que nos chama ao serviço das juventudes”, afirmou o colaborador Júlio Cesar durante o encontro

Beatriz Punça via Centro MAGIS Anchietanum  

No último final de semana, nos dias 20 e 21 de abril, o Centro MAGIS Anchietanum realizou o Retiro de Colaboradores na Vila Anchieta, localizada no município de Boraceia, em São Paulo. Com um grupo de 24 participantes, dentre eles, funcionários e colaboradores externos a proposta para esses dois dias foi de se debruçar sobre três temas centrais: vida, chamado e serviço.

A preparação e condução do Retiro foi feita pelo Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil e atual diretor do Centro MAGIS Anchietanum, Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ e pela articuladora da Rede Caminhos de Esperança, Michelle Gonçalves. A programação, somada à ambientação natural da Vila, proporcionaram aos colaboradores/as um espaço de oração, formação e integração.

Vida e Chamado: Ser criado para

Os primeiros momentos do Retiro, foram conduzidos pelo Pe. Edson Tomé, SJ e os dois pontos de oração propostos contribuíram para um aprofundamento no Princípio e Fundamento (PF), texto dos Exercícios Espirituais, partindo da compreensão de que “o ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e, assim, salvar-se” (EE 23).

A oportunidade de rezar um texto já conhecido por todos/as, proporcionou diversas movimentações internas e confirmações, segundo o colaborador Júlio César: “Rezar o Princípio e Fundamento em comunhão com os que assumem a missão de colaborar com essa casa foi uma oportunidade de partilhar esperanças, sonhos e ouvir a voz de Deus que nos chama ao serviço das juventudes. Um momento de partilha da amizade e dos diversos projetos de vida que são pautados no serviço do Reino de Deus em realidades distintas e desafiadoras.”

Serviço: Estar à serviço de

A partir do relato do evangelista João (Jo 13, 1-17), que narra o momento da Última Ceia em que Jesus lava os pés dos discípulos, Michelle Gonçalves refletiu a conexão do Lava-pés e seus diversos elementos, com a dimensão do serviço dos cristãos e cristãs, sobretudo a missão e compromisso do Centro com as juventudes.

Três foram as principais chaves de leitura propostas ao olhar para o Lava-pés: revelação, travessia e horizonte. Esses pontos destacam, para além do compromisso ao tocar o chão, o horizonte que almeja alcançar.

Sobre a experiência do Retiro como um todo, destaca a colaboradora Patrícia Caldeira: “Participar do retiro de colabores me ajudou a perceber que enquanto decanto a pergunta que ressoa em mim desde o meu Projeto de Vida “Onde Deus te Espera?” com relação ao trabalho pastoral, devo permanecer… onde, como estou. Uma vez que ao entrar nesse processo de voltar-me para dentro de mim, escutar e responder ao chamado que Deus me faz, requer acima de tudo amor pelo que faço. Seguindo com esse amor-serviço que rezamos e partilhamos caminho, com os olhos fixos no horizonte e os pés fincados na realidade”.

Anchietanum se reúne para preparar Experiência MAGIS De Inserção Sociocultural

Reunião virtual reuniu oito representantes da Rede Jesuíta de Educação e do Centro MAGIS Anchietanum com objetivo de alinhar datas, definir tarefas e articular frentes de atuação da Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural

Vigília ecumênica marca início da Semana Santa com oração no estilo Taizé

Encontro reuniu cerca de 100 pessoas na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, promovendo unidade entre diferentes tradições cristãs

Conversão e Solidariedade é tema da Tarde de Espiritualidade

Com tema inspirado em Isaías 43,19, encontro reuniu jovens e adultos em São Paulo para momentos de oração, partilhas e missa, com arrecadação de alimentos destinados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

Jovens recordam Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural

Jovens relembram participação na atividade – Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural, no Centro MAGIS Anchietanum. A atividade integrou espiritualidade inaciana, formação sociopolítica e compromisso social