Ezequiel: Um profeta que nos inspira

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Teóloga Alessandra Custódio

A Igreja no Brasil tem há 53 anos o cuidado e a preocupação de ajudar cada vez mais na evangelização e de fazer com que Deus seja uma vez mais conhecido e amado por todos. Através de um mês totalmente dedicado a um estudo específico da Sagrada Escritura, podemos assim fazer a experiência do conhecimento e do aprofundamento de nossa fé.

Neste mês de setembro, o profeta Ezequiel é aquele que nos ajuda a fazer a experiência deste Deus presente na vida do seu povo. Nos apresenta um Deus não ausente e sim totalmente inserido, mergulhado na história e no tempo.

Para Ezequiel, Deus é o Deus da Presença, Deus conosco. Nada pode nos afastar da sua presença, mesmo em meio às dificuldades e crises. Ele está inserido na história humana e na história pessoal de cada um de nós. Se faz caminho, se faz caminheiro junto aos passos da pessoa humana.

A experiência fundante na vida dos profetas nos faz perceber que este Deus encurta sua distância com o ser humano a partir do momento que escuta o clamor de seu povo (Ex. 3,7-8), desce para estar com ele e permite que este entre em diálogo com Ele. A Palavra arde (Lc. 24,32) em nossos corações e se faz viva e eficaz em nosso caminho.

A revelação de Deus ao seu povo se manifesta na Palavra; além desta Palavra, na autêntica autocomunicação divina, somos chamados a dialogar com Ele. A relação dialógica entre duas pessoas supõe obrigatoriamente a imersão: “Não se pode permanecer na praia contemplando as espumas, as ondas; deve-se correr o risco, atirar-se na água e nadar.” (Buber, 2005)

O profeta Ezequiel, em meio a um momento de profunda crise, de exílio, de total isolamento, experimenta a experiência indescritível de um Deus que não abandona seu filho, a ponto de impactar todos os seus conceitos e transformar sua vida. Somente aquele que se dispõe a um despojamento verdadeiro de si mesmo consegue perceber, mesmo diante de uma desesperança, que a manifestação divina se dá no chão da dura realidade, que não se passa despercebida, mas é profundamente iluminada pela presença daquele que é o verdadeiro iluminador do sofrimento humano.

O totalmente outro não é Outro de nós, mas totalmente inserido na realidade humana. Sente e sofre com aqueles que padecem, desce para ouvir, mas também para levantar aqueles que estão caídos e que caem cada dia. É da Palavra que tiramos toda a força e vivacidade daquele que prometeu caminhar com seus até os fins dos tempos (Mt. 28,20).

Não há como não se inebriar e se encantar com Deus encarnado na história. “Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm. 11,33) Já São Paulo, na sua carta aos Romanos, encantado com a grandeza, percebeu que sua inacessibilidade não era intocável, e sim um convite para mais adentrar e perceber sua presença inesgotável que caminha conosco, mesmo quando não o percebemos.

Ezequiel é um profeta que nos inspira a perceber que, em meio a tantas tribulações que vivemos, Deus está presente.

A você, jovem, que caminha às vezes incerto e por alamedas escuras, não há escuridão e dificuldades que Deus não conheça. Não há trevas que não se possa acender uma luz e não há sofrimento que não se possa sentir o alívio do Coração manso e suave (Mt. 11,29) que é Deus. É preciso deixar-se amar pelo Deus que é amor-presença, que perscruta nossos corações, e deixar que Ele entre e tome conta de nós. Que em Suas mãos esteja tudo de nós para que possamos ser o nós no Tudo que é Ele.

Deus conosco!

Ezequiel: Um profeta que nos inspira

Teóloga Alessandra Custódio A Igreja no Brasil tem há 53 anos o cuidado e a preocupação de ajudar cada vez mais na evangelização e de fazer com que Deus seja uma vez mais conhecido e amado por todos. Através de um mês totalmente dedicado a um estudo específico da Sagrada Escritura, podemos assim fazer a […]

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Um alerta sobre os benefícios da escuta ativa e amorosa Daniele Batista de Sousa(Psicóloga e Psico-oncologista pós-graduada em Psicanálise Winnicottiana e em Cuidados Paliativos. Membro do Projeto Cuidar da Vida: Prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens – uma ação da Comissão Episcopal para Juventudes em parceria com a CNBB.) O mês de setembro nos […]

O grito das juventudes protagonistas de sua história e do futuro

O grito dos excluídos e excluídas é uma atividade permanente que nasceu em uma reunião de avaliação da 2° Semana Social Brasileira que ocorreu em 1993 e 1994. Essa proposta saiu como gesto concreto à luz do “Brasil que a gente quer”, além da inspiração a partir do tema da Campanha da Fraternidade de 1995 […]

Centro MAGIS Anchietanum promove II Módulo do Projeto de Vida

Módulo promoveu a reflexão sobre a presença dos jovens na sociedade, desafiando-os a alinhar seus projetos pessoais com a realidade em que vivem Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanumcom informações de Beatriz Punça O Centro MAGIS Anchietanum promoveu, no último final de semana (de sexta a domingo), o segundo módulo do Projeto de Vida, reunindo […]