Com tema inspirado em Isaías 43,19, encontro reuniu jovens e adultos em São Paulo para momentos de oração, partilhas e missa, com arrecadação de alimentos destinados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Guilherme Freitas via MAGIS Brasil com informações de David Cordeiro
Com o tema “Despertar para a mudança: Compromisso em gestos”, o Centro MAGIS Anchietanum realizou no último sábado (05) mais uma edição da sua Tarde de Espiritualidade, reunindo 37 pessoas entre jovens e adultos em São Paulo (SP). Inspirado pelo versículo bíblico “Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo” (Is 43,19), o encontro foi marcado por momentos de oração, escuta da Palavra e partilha comunitária.
A atividade integra a proposta de vivência espiritual contínua do Anchietanum e acontece mensalmente, oferecendo um espaço para que jovens possam se reconectar com sua fé e refletir sobre o chamado à transformação pessoal e social. Nesta edição, como gesto concreto de solidariedade, foram arrecadados 10 kg de alimentos não perecíveis, destinados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
A programação teve início às 14h30 com mantras meditativos, seguida da introdução dos pontos de oração conduzidos pela ex-coordenadora do Eixo de Formação da Rede Servir e Professora/Acompanhante dos Exercícios da Vida Cotidiana (EVC) no mosteiro de ITAICI, Fátima Barbuto. Após um tempo de oração pessoal, os participantes se reuniram para o café e partilhas em grupo. O encerramento aconteceu com um momento formativo e celebração da missa, presidida pelo Orientador Espiritual do Colégio São Luís, Pe. Gustavo Valentim, SJ.
A jovem Vitória Mariano, de 21 anos, que participou pela primeira vez da Tarde de Espiritualidade, partilhou um pouso de como foi a experiência: “A tarde de espiritualidade no Anchietanum foi como subir ao monte com Jesus, contemplar o Céu e desejar dizer: ‘vamos ficar aqui’. Foi minha primeira vez no espaço e fui acolhida com tanto carinho. A introdução feita pela Fátima me despertou para a certeza de que o Pai sempre está presente. A partilha me trouxe o sentido de ‘esperançar’ e, na comunhão, senti o coração aquecido. Com certeza, voltarei.”
A iniciativa reforça o compromisso do Centro MAGIS Anchietanum, que faz parte da Rede MAGIS, com a formação integral da juventude promovendo experiências que unem espiritualidade, discernimento e ação concreta na construção de um mundo mais justo.










