Anchietanum reflete sobre “Amizade Social” em Tarde de Espiritualidade

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

A primeira Tarde de Espiritualidade do Ano abordou a temática da Campanha da Fraternidade 2024, proposta da Igreja no Brasil para a vivência da Quaresma

Ronnaldh Oliveia via Centro MAGIS Anchietanum

O último sábado (04) foi marcado pela primeira Tarde de Espiritualidade do ano, abordando como é tradição no Centro MAGIS Anchietanum, o tema da Campanha da Fraternidade vigente. A advogada e colaboradora do Centro, Fabiana Guardão que responde na Diocese de Guarulhos/SP também pelas atividades da Campanha, facilitou a reflexão e deu os pontos de orações para que os jovens presentes pudessem meditar.

Ao abordar a temática “Fraternidade e Amizade Social” a colaboradora questionou os mais de 20 jovens dispostos à oração, sobre o papel de Deus na vida de cada indivíduo, o reconhecimento de Jesus como único Mestre e do próprio Espírito Santo como único guia.

Oração pessoal e comunitária

Após o primeiro momento da programação, os jovens tiveram cerca de 60 minutos para a oração pessoal nos espaços do Centro que mesmo diante dos arredores urbanos da maior capital do país, possui área verde, silêncio e espaços convidativos para a vivência e cultivo da espiritualidade inaciana.
Crescer na Amizade Social

O segundo momento da Tarde de Espiritualidade foi conduzido pelo Coordenador da Campanha da Fraternidade do Regional Sul I da CNBB e membro da comissão nacional da Campanha da Fraternidade, Claudio Vieira. Na ocasião, o coordenador apresentou os possíveis desafios que a Campanha enfrentará este ano, bem como aprofundou a partir do Texto Base, a temática trazida da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

Abertura do Ano Pastoral

O final da Tarde de Espiritualidade foi marcado pela Abertura do Ano Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, com a missa presidida pelo diretor do Centro, padre Edson Tomé Pacheco, SJ , contando com a presença de dezenas de jovens e colaboradores.

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais